Aprendendo a Desenhar





   Aprendendo como utilizar o Grafite




Você que deseja aprender a fazer Desenhos realistas, disponibilizo esse passo-a-passo detalhado. Mas o mesmo é apenas um modelo, com a prática cada um de vocês poderá adaptar cada etapa do desenho da forma que melhor lhe convier.
É importante evidenciar que para ser um bom retratista realista, além da ambição de ser um, é necessário ter muita disposição e praticar bastante, pois é um trabalho que exige bastante dedicação e paciência. Não pense que terá um grande resultado já no primeiro desenho. Na verdade ele servirá como uma experiência para começar a se acostumar com esse estilo. E alem de disposição, muita paciência, considerando que para se ter um bom desenho realista em média gasta-se de 10hs a 15 hs de trabalho, dependendo da complexidade da imagem e é claro, do tamanho do desenho.


Então vamos praticar?


Para fazer um ótimo desenho, não podemos ficar ocioso na escolha da imagem. Escolha uma que tenha uma boa resolução e que ratifique os pequenos detalhes. Geralmente nas revistas existem fotos legais, e também é possível encontrar na internet ou até mesmo no google. Uma dica: Uma foto tem que ter um contraste marcante entre luz e sombra, para que o desenho fique mais apreciado.
No próximo passo é preciso fazer um esboço. O esboço, como você pode conferir na imagem abaixo é o contorno da imagem, os seus traços. Fazendo o esboço primeiro pode-se garantir uma proporcionalidade maior para o desenho, pois como os detalhes ainda não foram trabalhados, caso não esteja proporcional, você pode ir apagando e refazendo quantas vezes for preciso e não perderá muito trabalho com isso. Alguns desenhistas não fazem esboço, e em determinado momento percebem que o desenho não está proporcional à imagem de origem, como por exemplo, um olho maior que o outro, boca muito pequena ou torto, enfim, e terá que apagar algumas partes, perdendo algumas horas de trabalho, o que não é nada legal.
Fazendo um esboço proporcional, você fica livre na hora de fazer os detalhes, sombreamentos, pois seguirá os riscos já prontos.


Obs: na hora de fazer o esboço, faça riscos leves, para que fique mais fácil de cobri-los na hora do sombreamento.

Se você ainda não consegue fazer um esboço e queira partir direto para o sombreamento, que é o que vou ensinar aqui, vou deixar uma dica: Existem algumas revistas que ensinam técnicas de como retirar um desenho de uma foto, por exemplo, através do quadriculado, ou com diretrizes em formado de cruz como nos meus desenhos. Você fazendo o desenho com quadrículos que consiste em dividir a foto/imagem a ser desenhada em vários quadros proporcionais e fazer a  mesma divisão  no papel onde vai desenhar, e depois, você passará o desenho para o papel observando  quadro por quadro, tendo assim, uma superfície menor para se preocupar, para cada quadrante.
Depois de feito o esboço, sugiro começar o sombreamento pelos olhos.

Dica: Mantenha os lápis sempre bem apontados, pois isso ajuda muito nos detalhes. Guarde num pequeno recipiente (frasco) o pó do grafite que solta quando se aponta o lápis, pois ele será útil no final do desenho.





1° Passo

Fazendo os olhos


Figura 1 – Fazendo o olho



Com o lápis com graduação 2b, de acordo com a cor dos olhos a ser desenhado, comece a pintar a iris dos olhos com o lápis, sem forçá-lo, ou seja, você tem que ir aos poucos até chegar na mesma textura que tem a fotografia. Com o esfuminho, pressione por cima do grafite dando a tonalidade de sombreamento que a fotografia exige se aproximando do real, como eu estou mostrando na imagem.




Com um lápis 2B, por exemplo, faça os últimos acabamentos. Tenha paciência, os olhos são uma das partes mais  importantes e complicadas de se fazer, mas no final vale a pena adiar um pouco mais para se ter um bom resultado.

Agora que já finalizamos a iris do olho, falta terminar o restante do olho. Se o contorno dos olhos estiver com um risco muito forte, passe a borracha e apague até ele quase sumir, e com o lápis faça novamente mais suave e com cuidado para não passar do tom, e depois novamente com o esfuminho, espalhe o risco, formando a sombra dos cílios nos olhos. Na parte branca do olho também tem sombras, leves, que devem ser feitas com muito cuidado, e para isso, e só passar o esfuminho com delicadeza nas extremidades dos olhos onde tiver sombras. 

Obs: uma das vantagens de se usar esfuminho é que o mesmo, ao ser pressionado no grafite, fica “sujo “, e pode ser usado para fazer sombras nos mais variados tons, usando apenas a sujeira da grafite que fica após ser friccionado na grafite.


Faça os cílios, com riscos de lápis bem finos e de leve, de forma que não apareça muito. Faça o mesmo procedimento no outro olho, e partiremos para o sombreamento nos contornos dos olhos.



2° Passo


Fazendo o contorno e sombreando parte externa e circulares do olho





Figura 2 – Fazendo o olho


O sombreamento da pele é parte fundamental para um desenho realista. 

Oriento você a nunca ter pressa de terminar cada etapa e sempre tentando fazer o mais parecido possível com a foto, respeitando os tons para que a sombra dê um aspecto real ao desenho. Esse jogo de luz e sombra é que da a noção de profundidade no desenho, uma impressão 3D. Olhando na figura a baixo poderá ver que ao começar o sombreamento ao redor dos olhos, já se pode notar ondulações na pele, dando noção tridimensional no desenho.

O esfuminho ajuda a espalhar melhor a grafite e dar mais brilho. Não se esqueça de deixar a “bolinha” branca que sempre tem refletindo no olho, pois ele é importantíssimo para dar um aspecto real em um desenho realista.



Para fazer as sombras usamos o esfuminho, caso ele já esteja sujo de grafite, começamos a fricciona-lo diretamente no papel com cuidado até atingir a graduação certa. Caso precise de grafite, com um lápis de graduação clara (caso a pele seja clara) por exemplo o lápis 3B, faça o sombreamento com ângulo de mais ou menos 30º graus com o lápis em relação ao papel e com muita suavidade. Na parte superior ao olho temos uma dobra na sobrancelha, faça um risco nela com o lápis. Depois passe o esfuminho (o esfuminho geralmente escurece um pouco mais o tom que foi posto anteriormente com o lápis, então não exagere com o lápis) espalhando melhor a grafite deixado pelo lápis, tomando sempre o cuidado para que se alcance a graduação correta. Caso fique mais escuro, poderás tirar o excesso de grafite utilizando a borracha Limpa-Tipos (consultar materiais para desenhos). Após ter sombreado, deve fazer uma análise da área sombreada comparando com a foto, para isso deve afastar o desenho um pouco da sua visão de forma que possa enxergar melhor os detalhes. Caso constate que ficou muito forte a sombra, já sabes que pode usar a Limpa-Tipos, e caso achar que ficou fraco, passe mais uma camada de lápis, e depois espalhe com o esfuminho novamente.



3° Passo

Fazendo a Sobrancelha




Figura 3 – Fazendo o olho


Figura 4 – Fazendo o olho


Quanto mais a foto seja bem nítida, a sobrancelha fica bastante rica em detalhes como vocês podem visualizar na imagem acima. Geralmente e possível ver o sentido do crescimento dos fios, e é isso que temos que reproduzir no desenho. Com um lápis bem apontado, faça os fios, da mesma forma que estão na foto e com a mesma intensidade, não tenha pressa, faça a sobrancelha com muito cuidado que dará um bom aspecto para o desenho. E essa parte não será difícil, uma vez que o seu esboço já foi feito, agora você só precisará preencher o seu interior com os riscos dos pelinhos. Importante: deve tomar cuidado com as margens da sobrancelha, pois nela os pelos são bem fraquinhos e fininhos, deve ser feito da mesma forma para não ficar muito forte e rústico. Depois de pronto, passe com força moderada o esfuminho em cima só para dar uma melhoradinha (para escurecer as frestas entre os riscos).




4° Passo


Fazendo o Nariz


Figura 5– Fazendo o Nariz



Figura 6– Fazendo o Nariz


Repare que nos contornos do nariz a sombra é mais forte, más repare que eu disse sombra, e não risco. Jamais deve aparecer riscos no desenho realista, apenas sombras. Tome muito cuidado quanto a isso. E é claro, no orifício do nariz, existe uma sombra bem escura, que deverá ser feita com um lápis de graduação maior, por exemplo, o grafite 3B.



5° Passo


Fazendo a Boca


Figura 7– Fazendo a Boca


A boca também é outra parte que exige um pouco mais de atenção e paciência. Principalmente se a pessoa estiver sorrindo, pois os dentes são outro desafio, que apanhei muito para aprender a fazê-los, mas vou poupá-los da dor de cabeça e ensinar como se pode ter um bom resultado.

A boca, principalmente das mulheres, reflete mais brilho do que o restante do rosto, e ao mesmo tempo é mais escura. Esses brilhos devem ser feitos. Eles são evidenciados deixando partes claras nos lábios — igualmente, estão nas fotos. Tenha bastante atenção para fazer os detalhes. Os pequenos sulcos que existem nos lábios podem ser evidenciados com pequenas luzes, que podem ser feitas com o Limpa-Tipos, moldando sua ponta como uma lâmina e passa-la no desenho, criando os sulcos.



6° Passo


Sombreando o rosto em Geral 


Figura 8– Sombreando o rosto em geral


Não é preciso delongar explicando como fazer o sombreamento de todas as partes do rosto, pois isso vai depender mais do seu golpe de visão para detectar o detalhe na foto e reproduzir no desenho. Isso mesmo, eu disse REPRODUZIR TODOS OS DETALHES POSSÍVEIS DA FOTO NO DESENHO.

Dica: para que você saiba localizar onde colocar os detalhes da foto no desenho, sempre procure pontos de referência. Exemplo: uma pinta em cima do olho, mais ou menos entre o olho e a sobrancelha, como os riscos do desenho já estão prontos, você só precisará ter um pouco de noção de espaço para localizar proporcionalmente onde colocar, e o tamanho do detalhe a ser colocado, mas isso é mais complicado somente quando está se fazendo uma ampliação de uma foto.



7° Passo


Fazendo as Orelhas


Figura 9– Fazendo as Orelhas


A orelha é outra parte rica em detalhes, cheia de ondas e curvas, mas nada que seja impossível de fazer. Nela podemos ver como a luz e a sombra dá essa ideia de profundidade, e essa ondulação deve ser feita no desenho.
Você pode começar a sombrear com um lápis 2B escurecendo o suficiente nas ondulações, não deixando riscos, mas sombras fortes, e depois com o esfuminho espalhar a sombra para o restante da orelha respeitando a graduação da foto. Nos pontos onde a luz é mais intensa, pode-se passar a Limpa-Tipos caso tenha escurecido com o esfuminho. Na orelha existem pontos escuros, medianos e iluminados, e essa mistura de tons é que da um toque real no desenho.





8° Passo


Fazendo a Barba



Figura 10 – Fazendo o Barba



Fazer a barba não é um processo tão complicado, pois é o mesmo processo para fazer fios de cabelos, só que nesse desenho a única diferença é que são pequenos fios, ou seja, pequenos riscos na região do rosto com o grafite 3B. É necessário que você tenha muita paciência, pois são vários risquinhos no papel para causar esse feito de barba. O importante também é utilizar o baleador, para fazer pequenos sucos no papel para quando for passo o grafite por cima fiquem as pequenas valetas causando a impressão de pequenos pelos loiros. Então tome muito cuidado na hora de fazer esse processo, ok? 



9° Passo


Fazendo o cabelo



Figura 11– Fazendo o Cabelo



O cabelo é uma das partes mais difíceis de fazer um efeito realista. Se você simplesmente pegar um lápis de ponta fina e ir riscando os fios, dificilmente conseguira um resultado bom, a menos que já esteja bastante familiarizado com essa técnica e esteja disposto a passar várias horas nessa etapa do desenho. Eu faço de uma forma mais demorada, ou seja, eu faço fio a fio, e esse é uns dos motivos para qual eu tenho um melhor resultado quando o meu desenho é observado. A textura realista é importante exatamente por que será comparado com os seus próximos desenhos mais evoluídos. Então é importante que você tenha muita paciência para fazer fio a fio, ok? 



Figura 12– Fazendo o Cabelo


Figura 13– Fazendo o Cabelo


Figura 14– Fazendo o Cabelo


Onde, na foto, estiver clara a mecha de cabelo, você pode passar varias vezes a borracha até chegar no tom desejado, esse movimento com a borracha da um efeito de luz muito bonito no cabelo. Perceba que sempre tem pequenos fios que está por cima de outras. Nesses casos, deve-se usar a lógica, trabalhando sempre nas mechas que estão por baixo e depois nas que passam por cima. Faça corretamente as curvas dos cabelos. Essa ondulação do cabelo é bem complexa, examine bem a foto e veja qual o comportamento dos fios, e depois de verificado, faça com a borracha tentando deixar o mais parecido possível. Alguns fios se sobressaem dos demais, e eles podem ser feitos com um lápis com ponta bem fina, inclusive aqueles fios que ficam fora as mexas, como se estivesse arrepiados.

Quando fizer a raiz, tem que ter cuidado para a borracha não borrar o rosto, e é aconselhável fazer um retoque com o lápis. Faça os fios mas com risco leves, e ficará muito bom.



10° Passo


Fazendo o Pescoço



Figura 15– Fazendo o Pescoço


Faça o pescoço com as técnicas de sombreamento que você já aprendeu, e com atenção, pois nessa região as sombras são mais intensas do que na maior parte do desenho. Sempre em volta do colarinho da roupa tem uma sombra bem escura, que some gradativamente conforme se afasta da gola da roupa. E embaixo do queixo também existe uma sombra forte.



11° Passo


Fazendo a Roupa



Figura 16– Fazendo o Cabelo


A roupa não é uma parte tão fácil de fazer ainda mais se ela tiver muita textura que como mostro em meus desenhos feitos, como esse acima. Nas roupas não que não mereça capricho, mas não precisa se prender tanto aos detalhes como no rosto, pois ao contrário da roupa, no rosto se não estiver exatamente igual na foto, corre o risco de o desenho não parecer com a pessoa no final.

Você pode fazer as sombras com o lápis 4B e depois passar o esfuminho para espalhar melhor. Para que as dobras da roupa fiquem evidentes é importante fazer todo o jogo de luz e sombra que já aprendemos. Pode-se clarear algumas partes da roupa para dar um aspecto mais real usando o limpa-tipos, ok?



12° Passo


Finalizando o Desenho



Figura 17– Fazendo o Cabelo



Agora sim o desenho já está quase pronto, atingimos um passo que muito importante, pois agora você já tem um desenho quase pronto, e poderá avaliá-lo como um todo. Veja se alguma coisa não ficou como deveria, e corrija o melhor que puder. Nessas horas a borracha Limpa-Tipos é muito útil.

Se tiver manchado nas margens do papel, passando uma borracha limpar-se-á boa parte das manchas.





Você gostou da minha aula?


Deixe seu comentários e suas críticas ou até mesmo perguntas, assim que for possível eu respondo a todos. 












Comentários

  1. Estou muito contente por saber que encontrei na internet um magico dos traços realistas. Cara você é DEMAIS! Agora sempre vou visitar seu site e espero de verdade que você conquiste tudo que sempre desejou conquistar. Você é o melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com seu comentário. Seja muito bem vindo ao meu ciclo de informações sobre desenhos realistas.Aqui você poderá encontrar minhas artes e também tirar suas dúvidas. Abraços

      Excluir
    2. Cara voce desenha de +++++++++++ velho gostei

      Excluir
    3. Obrigado!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    4. vc e um verdadeiro artista si valorize cada vez mas

      há sobre a aula foi muito boa

      Excluir
  2. Ola! Meu nome é Jadson eu tenho 19 anos e percebi que terei que me espelhar no seu estilo de desenho que é muito parecido com o meu, porém vai ser muito difícil chegar perto de seu talento!!!!! Os desenhos estão de mais!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo só vai depender de Voce Jadinho. Confesso que não consegui grandes resultados quando comecei a praticar Desenhos Realistas. Tudo depende do seu foco e também da sua determinação e paciência. Seja muito bem vindo para poder tirar suas dúvidas, e espero de verdade que esses tutoriais possam lhe servir como grande incentivo para não desanimar. Boas aulas!

      Excluir
  3. Muitas boas dicas Maurício** Estou sempre aprendendo com as tuas dicas e os teus desenhos, força pelo trabalho que tens feito e também agradecer-te pelas dicas que tens dado a nós aprendizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato por ter gostado Erivaldo. Em breve terá muito mais disponível aqui no meu Blog. ^^

      Excluir
  4. maguinifico perfeição sem igual ameii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Andrea. Fico feliz em saber que estou conseguindo resultados com minhas postagens. Seja bem vinda!

      Excluir
  5. Nossa você é de mais, eu amo desenhar mais não chego ao seus pés, ainda eu pesquiso técnicas para me aperfeiçoa na internet mesmo, mais sempre amei desenhar já tenho admiradores mais sei que falta um passo longo para alcançar o que eu quero mais eu vou chegar lá, são sites bons igual ao seu que me ajudam, Parabéns eu queria saber você fez algum curso para chegar a perfeição do desenho ou estudou por conta própria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Patricia por saber que pude te ajudar com minha técnica artística. Eu sou Autodidata e tudo que aprendi foi sozinho e isso fez com que eu sempre me dedicasse e me esforçasse para chegar a um bom resultado. Faz quatro anos consecutivos que faço desenhos realistas e confesso a você que tudo isso só aconteceu devido a minha dedicação e principalmente determinação. Eu espero de verdade que você consiga atingir seu objetivo na arte artística. Qual quer dúvida, estou a disposição.

      Maurício F Araújo

      Excluir
  6. SUA AULA E MUITO BOA, VOÇE É O MESTRE DOS DESENHOS, APRENDI MAIS E MAIS DE DESENHOS REALISTAS, APRENDI MUITAS COISAS NESSA AULA MUITO BOA, FICO MUITO CONTENTE EM APRENDER MUITO COM SUAS AULAS, MUITO OBRIGADO MAURICIO.....SEMPRE SEREI SEU FÃ Nº 1, OBRIGADO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente fico feliz por saber que minha aula foi muito útil para você conhecer um pouco mais dessa técnica. Futuramente terá muito mais informações e espero poder ajudar muito mais. Seja muito bem vindo, e sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas ou até mesmo dar sugestões, ok?

      Maurício F Araújo

      Excluir
  7. Excelente, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. que lapis vc usa pra fazer o cabelo escuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os lápis que utilizo Emílio são os que possui graduação 3b e 4b para fazer cabelos escuros. H e 2b para fazer cabelos claros. Boas aulas.

      Maurício F Araújo

      Excluir
  9. Amei a aula! Irei praticar bastante! Seus desenhos são perfeitos. Parabéns mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Nadia, fico feliz por ter gostado da aula. Seja bem vinda!

      Excluir
  10. Olá! Sou Tonny de Recife. Eu desenho a um bom tempo, mas a pouco que estou entrando nessa area de realismo e gostaria de saber se vc prefere um papel totsalmente liso ou com gramatura. eu no momento uso um da cansou a3 com 200g. tem alguma sugestão?
    Seu site é otimo, meus parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu Blog Tonny. Eu particularmente prefiro usar papeis que possuem gramaturas de 140g a 200g. O 140g eu uso para fazer desenhos que não possui muita textura como, por exemplo, a pele de um uma criança. O 200g eu utilizo para desenhos que possuem maior quantidade de detalhes como textura como a pele de uma pessoa mais velha.

      Espero ter ajudado.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  11. Nossa ficou perfeito voce é muito bom mesmo, Mauricio desenho a muito tempo e queria aperfeiçoar meus desenhos para o realismo, creio eu que falta pouco voce dar aulas online? preciso muito aprimorar minhas tecnicas de desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joniealan, fico feliz pela tamanha admiração pelas minhas artes realistas. Bom cara, eu ainda não disponibilizo aulas online, somente particulares. Estarei futuramente disponibilizando aulas em DVD, porem é um processo que exige um pouco mais de atenção, então vai demorar um pouco. Você pode tirar suas dúvidas em meu canal no Youtube http://www.youtube.com/user/Maulonline onde você pode e encontrar muitas informações. Boa sorte!

      Excluir
  12. Amigo,curti muito seus desenhos parabéns fiquei encantado mesmo muito expressivos e reais!!!Eu só fiquei com uma dúvida que se vc poder me dizer :Você usa mesa de luz para os esboços ou decalque??Pois eu faço desenhos desde criança e tenho muita dificuldade para fazer meus esboços.Eu sou muito teimoso e não gosto de usar recursos só faço tudo a mão livre mesmo não ficando bom eu vou até o fim .obrigado por sua compreensão só te pergunto isso pois se eu com tanto tempo fazendo retratos não consigo fazer queria saber como chegou tão rápido a esta técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio, fico muito contente por tamanha admiração com meu trabalho.?

      Com relação aos esboço Silvio, eu utilizo diretrizes em forma de cruz, devido já a minha habilidade avançada. A maior parte do esboço realizado por mim, é feito com a observação. Treinar sua visão, definir proporções não é tão difícil, porem só tem que ser EXERCITADA.

      Para exercitar, ou seja, treinar sua visão artísticas é necessário que você comece a fazer medidas da fotografia de origem para fazer o esboço no papel. Você pega uma régua, e faz as medidas da cabeço na horizontal e vertical e passa para o papel. Depois você faz com a régua novamente as medidas dos olhos horizontal e vertical, e assim todos os membros do rosto. É dessa forma que você atinge o realismo e treina a sua visão artísticas. Eu não oriento Silvio você utilizar a mesa de luz, isso pode inibir a sua criatividade e também a sua habilidade. Oriento que você continue praticando para que futuramente você tenha maior desempenho. Sucesso!


      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  13. Parabéns pelo belo trabalho!
    Não é qualquer um que tem a humildade de dividir as tecnicas aprendidas com muita luta com outras pessoas.
    São pessoas como vc q merecem realmente o dom que Deus deu.
    Mauricio vc não tem uma turma d Alunos ou não daria Aula aki em São Paulo?
    Estou gostaria muito d pagar para ti ter como professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com seu somentário.

      Eu dou aulas sim particulares, porem no momento estou com uma quantidade de alunos já fechada. Estou planejando até o final desse ano de 2013, uma nova turma em um ambiente mais propicio. Faz pouco tempo que estou dando aulas, então ainda não tenho um local de fato apropriado para grande quantidade de alunos, mais com o tempo isso vai se organizando. Quando houver essa disponibilidade avisarei aqui no meu blog.

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  14. Mauricio , cara gostei muito do seu blog , estou vendo suas aulas aqui , gostei muito
    eu sei desenha um pouco , mais eu queria aprende a desenha que nem você então me diga quais os lapis
    que eu preciso para fazer um desenho realista , por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz por ter gostado do meu blog.

      Os materiais que você deve comprar para fazer Desenhos Realistas está no menu MATERIAIS P/ DESENHOS.

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  15. Olá Mauricio, o seu trabalho é perfeito,o blog é bem completo tambem...eu gostaria de saber onde você da aulas(cidade), eu li nos comentarios acima que você planeja turmas no final deste ano, e estou bem interessada em fazer. Aguardo retorno
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise. Fiquei super feliz com seu elogio.^^

      Com relação aos cursos é algo que ainda estou planejando. Até o fim do ano estou pensando sim em começar a dar aulas de Desenhos Realistas. Assim que eu começar a dar aulas, eu divulgarei aqui no blog, ok?

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  16. Caue Alexandre França19 de maio de 2013 às 22:46

    Olá Maurício, achei muito bom o seu trabalho mas ainda me restam duas duvidas:
    - qual a diferença entre os numeros de sfuminhos e que numero e aconselhado para cada desenho?
    -em seus videos vi você usar uma coisa que naos era o sfuminho nem o lápis para espalhar o grafite e gostaria d saber oque seria, já vi pessoas usarem papel higiênico mas não era isso que você usava pelo menos não parecia isso.
    Muito obrigado pela atenção aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato com seu elogio Caue.

      A unica diferencia entre os esfuminhos é que os de números 1 2 e 3 é para fazer sombreamentos em partes pequenas, e o 4,5 e 6 é para sombreamentos em partes maiores. O papel que você viu eu utilizando é o papel Higiênico da marca Neve.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. Maurício seus trabalhos são otimos.
    Eu parei de desenhar faz uns 10 anos(por causa de problemas psicologicos).
    E por ser algo necessario no meu trabalho,
    desejo começar a desenhar de novo.
    Uma coisa que percebo em mim é que não consigo medir as proporções visualmente e passar para o papel.
    Antigamente era muito facil, era só olhar para o objeto ou imagem, que minha mente calculava as proporções e era só colocar no papel. E hoje não consigo fazer isso. Sera que eu não tenho mais o DOM?
    Ou e falta de treino mesmo.
    Por acaso você teria algum tipo de exercicio para me ajudar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grato com seu elogio Everlyn.

      Bom, o que falta mesmo é você continuar a exercitar o que de fato você já sabe, porem, só está um poucos desacostumada a praticar. É a mesma coisa que você aprender a andar de bicicleta, você aprende e nunca mais esquece.

      Nunca desista de continuar, exercite mais o que você pensa que esqueceu. Esse será o rumo para conseguir futuramente grandes resultados.

      A técnica de proporção que adiciono em meus desenhos, é mais a observação do que esboços em si. Porem nem todos tem a habilidade que eu tenha. No menu Aprender/ Rostos e Faces, você poderá talvez se identificar com a forma de esboço que costumava utilizar para fazer meus desenho.

      Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. Eu sou experiente em desenho de mangás, mais nunca tentei fazer desenhos realistas. depois de ver como é magnifica sua arte vou tentar adotar esse estilo.Uma pergunta que me incomoda muito: o quão importante é a escolha dos materiais em um bom desenho? nos meus desenhos utilizo borracha normal, lápis 2B, 4B e 6B, consigo obter um bom resultado, claro sei que pode ficar bem melhor, mais queria sua opinião.

    ResponderExcluir
  19. Os materiais importados possui uma qualidade melhor do que os lápis e grafite brasileiros. É claro que é possível chegar a um bom resultado com materiais brasileiros, porem, quanto mais a qualidade dos materiais, melhor fica o trabalho realizado. Quem utiliza lápis e materiais importados, são de fato profissionais da área, onde a exigência é muito maior quando a muitos clientes. Não é interessante um amador ou alguém que gosta de desenhar e que não trabalha na área, ficar gastando rios de dinheiro com materiais importados. É importando primeiro analisar e verificar de fato ou não é importante ou não utilizar materiais importados. ^^

    Maurício Fortunato Araújo

    ResponderExcluir
  20. Eu quero saber se além do esfuminho existe outro material que da um bom sombreamento? E parabéns pelo os seus desenhos magníficos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício, comecei a fazer desenhos realistas recentemente e ainda tenho muitas duvidas em relação ao melhor papel para se desenhar. Sempre usei o papel sulfite e mudei para o canson, mas achei que o meu sombreado com o canson ficou pior do que com o sulfite talvez devido a textura diferente do mesmo haha então gostaria de saber qual a sua opinião em relação ao tipo de papel utilizado e também gostaria de saber se realmente existe alguma diferença entre as texturas dos papeis para se fazer um desenho realista.

    Parabéns pelo excelente trabalho, você é o melhor desenhista retratista que já vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme. Fico feliz com seu elogio.

      Como você está começando agora a fazer desenhos realista, o melhor papel a utilizar é o Canson 140g ou 200g. Existem sim diferença entre papel, o importante é você utilizar ao que melhor você se adaptar. Não indico nenhum outro papel a não ser o canson. Quando você tiver em um nível já avançado você pode utilizar o Fabrino. O Fabriano é um papel importado, e utilizado somente pelos profissionais, devido o custo alto do papel. A diferença entre o Fabriano e o Canson, é super pouca. Quase impossível perceber a diferença a não ser na marca do papel.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Adorei como explicou, ficou bem mas claro pra mim, enfim achei alguém para me ajudar...

      Excluir
    3. Imagina Raquel.

      Montei exatamente esse blog para mostrar um pouco da minha técnica e ajudar a quem precisa. ^^

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  22. Olá mauricio araujo sou seu fã gosto muito do seu trabalho de verdade ,e eu percebi que no papel sulfite que voce usou de apoio ,parece ter um olhodesenhado voce testou o ton no papel antes de passar para o fabriano? ,,, obg por esse tutorial me esclareceu muitas duvida e se puder posta mais aee blz ,,vlw...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Fico muito grato com tamanho elogio. ^^

      Bom, eu não utilizo esboço outros papeis para fazer esboços, apenas utilizo outros papeis como apoio. Talvez você tenha se confundido com os borrões por causa do grafite.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  23. É maravilhoso seu trabalho, parabéns! Você é muito talentoso e dedicado! Como eu estou começando agora, eu queria saber, qual a melhor forma de fazer o esboço?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Natália. Fico grato com seu elogio.

      Dicas sobre esboço você pode encontrar no menu do blog. Estou montandos novos estilos de esboços para desenhos realistas. Fica atenta no blog.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  24. Eu sempre sonhei em ser desenhista Adoro ver seus traços Acho lindo este tipo de desenho , realmente eu acho que pra min desenhar so vai ficar como um sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O impossível em geral, é o que não se tentou"

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  25. Fiz o Exercício e gostei muito do resultado, espero ver outros exemplos de retrato, foi a primeira vez que abri este site, obrigado Maurício pelas dicas, e muito bom quando passamos aquele Dom que Deus nos deu para outras pessoas, até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom João!

      Fico feliz que você tenha aprendido um pouco com meus tutoriais. Seja muito bem vindo, e fique atento que em breve terá muito mais dicas e informações aqui no blog.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  26. Muito Liindo. Meus parabens, estou sem palavras com o resultado, impressionante mesmo. Cada detalhe, fico feliz de ter encontrado alguem que queira mostrar suas obras de arte e ainda por cima, mostrar as tecnicas e passo a passo. Parabens e que voce se realize cada dia mais com seu talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andervan.

      Fico super contente com seu elogio e pela força que deposita em minhas artes realistas. Seja muito bem vindo ao meus blog!

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  27. Parabéns pelo seu trabalho. estou entrando agora no desenho realista. ja consigo resultados bons. ajudou muito suas dicas para cabelo e barba, pois tenho mais dificuldades nesses pontos. obrigado e gostei muitos dos seus desenhos, espero chegar ao seu nivel e que vc cresça cada vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giovane. Fico super grato com seu elogio. Acredite, tudo isso é resultado do grande talento que Deus me deu, dedicação, paciência e muito trabalho duro. Espero que meu site te ajude muito mais.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  28. Eu adorei essa aula eu tenho vocaçao por desenho e eu qero aprender aqi com vc passo a passo ate fazer um deces ai gostei muito..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton.

      Fico feliz que tenha gostado. Seja muito bem vindo!


      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  29. Olá Maurício, eu gostei muito dos seus desenhos , e tenho uma dúvida , qual lado do papel canson deve se usar para fazer um retrato ? o lado mais poroso ou mais liso, Obrigado :) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Depende muito do que você pretende retratar com o lápis e grafite. O lado mais liso é utilizado para desenhos com menos texturas e o lado mais poroso com maior gramatura, é utilizado para fazer desenhos com mais texturas. Particularmente eu utilizo o lado mais liso, pois a textura em meus desenhos eu mesmo gosto de criar. ok?

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  30. Oi Mauricio!Nossa vc é um genio!!!Parabens!Eu tambem desde pequena por volta de uns 13 anos desenho,mas a falta de tempo eu acabei parando de desenhar e eu acho que perdi um pouco a pratica!Minha pergunta é : quanto tempo uma pessoa pode ficar especialista ou quase isso na tecnica do desenho realista ? Obrigado pelas dicas,esta me ajudando muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yasmim. Fico grato com seu elogio.^^

      Depende de cada pessoa.Não é qualquer pessoas que consegue atingir o realismo de um desenho. O importante é se dedicar e se você tiver talento com o tempo você vai descobrir se você tem habilidade ou não com desenho.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  31. Oi Maurício! Eu curto muito os seus desenhos. Amo demais desenhar. Há três anos que faço desenhos artístico. Mas, passei alguns momentos na minha vida que parei de desenhar por falta de motivação, como também fiquei desanimado. Graças a Deus, voltei a desenhar com mais firmeza e inspiração. Pretendo crescer e amadurecer na minha arte realística. É a primeira vez que visito o seu site. Adorei o passo a passo. Me tirou algumas dúvidas. E vou precisar mais. Você é um grande artista e talentoso. Admiro muito os seus trabalhos. Parabéns! Abraço Maurício!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciano.

      Fico feliz pela tamanha admiração com meus trabalhos. Seja muito bem vindo ao meu blog.^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  32. cara gostei muito mesmos sua aula me ajudou bastante....valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico contente por ajudar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  33. Nossa muito bom, eu desenhava muito mangá e agora estou começando a aprender desenho realista... Bem, estou apanhando um pouco, estilos diferentes etc. Mas muito obrigado, consegui entender melhor com as suas dicas, vou recomendar seu site a todos os meus amigos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Samu que você tenha gostado do blog.Seja muito bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  34. Eu amooo desenhar, desde de pequena desenho e conforme o meu crescimento fui me desenvolvendo no desenho tbm! sempre que posso vejo sites e tento aprender com o que eles sabem, ameii demais seu site, parabensss fico assim oh ---> :O quando vejo desenhos e sendo mais deste tipo dos seus, isto é um dom de Deus, parabéns mesmo ta, muito sucesso, que Deus vos Abençoe espero que um dia possa chegar a desenhar da forma que vc desenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alice. Fico super grato com seu elogio e com sua admiração com minhas artes. Nunca deixe de desenhar, pois quanto mais você pratica mais experiencia você adquire com desenhos e também grandes resultados. Ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  35. Respostas
    1. Fico super grato com seu elogio. Bem vindo ao Blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  36. Respostas
    1. Fico super grato com seu elogio. Bem vindo ao Blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  37. muito bom e obrigado por estar compartilhando um pouco da sua experiencia conosco !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico super grato com todos os elogios e admiração.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  38. Seu trabalho é muito bom parabéns Mechamo Rosinaldo e sou da que do nordeste Santa Cruz queria saber qual é a função dos lápis H e F no desenhos ? Valeu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosinaldo. Seja muito bem vindo ao meu blog.^^

      A função do lápis H é para exatamente fazer ricos profundos e finos. É utilizado para fazer fazer fios e pelos. Nunca utilizei o F, então não sei exatamente a função dele. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  39. Perfeito !!! vc poderia me falar quais sao os lapis usados no desenho e a marca deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A listra completa você pode encontrar no menu Materiais Desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  40. Adorei o passo a passo de como fazer um rosto, há muito tempo eu não desenhava e foi ótimo relembrar e o mais importante conseguir fazer.
    Seu trabalho é maravilhoso, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio. Muito bem vindo(a) ao meu blog


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  41. eu admiro muito seu trabalho mauricio,meus parabéns, queria aprender para fazer um desenho de presente para minha namorada mais to achando muito complicado,acho que não vou conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Fico super grato com seu elogio. Muito bem vindo ao meu blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  42. ♠♠♠
    Fiquei super impressionada com seus desenhos!!Sao maravilhos!!
    Eu tbm desenho, mas não fiz nenhum curso, as pessoas falam que eu desenho bem.
    Gostaria mto de poder fazer desenhos realistas, geralmente faço tudo com o Lápis 9B, pq
    tem um traço marcante.Mas queria sua opniao de profissional, qual material certo(nomes de lápis borracha e tals) para eu fazer um desenho realista??
    obg e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super grato com seu elogio.

      Para saber quais materiais utilizar é só você ir no menu Materiais Desenhos. Lá você pode encontrar a lista completa dos materiais que eu utilizo.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  43. Eu começei a fazer desenhos realista faz algun meses aqui em casa , consigo bons resultados mesmo sem o "Esfuminho" Uma Pergunta : Lógico que no desenho realista o esfuminho é indispensável , mas , o que fazer se eu não tenho acesso a isso ? E as lojas de materiais escolares que tem aqui na região , Eu pergunto e eles dizem que ninca ouviram falar nisso. Me dá uma ajuda , Pfv . Amo desenhar e não tenho acesso a 60% dos materiais. ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem lojas virtuais que você pode comprar materiais para desenhos artísticos. É importante você dar uma pesquisada. Também tem vídeos no Youtube que ensina a fazer esfuminho. Da uma pesquisada que você também encontra.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  44. Sua aula é muito intuitiva, adorei, nem tenho perguntas, ótimo texto!
    Mas minha atenção mesmo foi para seu trabalho, um espetáculo, e o melhor de tudo isso, sem cobrar de ninguém um níquel se quer, você esta socializando o conhecimento que tem gratuitamente, moleke você é a nova face do bem, parabéns, virei teu fã!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Arthur. Fico super grato com seu elogio e admiração com minhas artes. Minha intenção é exatamente isso, tentar passar um pouco do que conheço para as pessoas que também tem interesse em aprender ou conhecer a arte do realismo.;

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  45. adorei seu desenho eu queria saber se voce da aula particula e aonde eu posso comprar esses materiais

    ResponderExcluir
  46. Voc desenha muito bem parabens .... voc esta sendo a minhã inspiração ... to treinando pra um dia chegar láa to muito feliz pelo seu talento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kethellen. Fico grato cm seu elogio e admiração com meus trabalhos artísticos. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  47. Eu sou apaixonada por desenho, amo desenha, me esforço muito. Mais meus Pais nn acham que nn tem futuro e bláblá, mais eu amo e desenho sempre escondido, antes desenhava e mostrava,hj não, amo criar desenhos,paisagem dos meus sonhos,e o que vejo e me chama atenção, Os Seus são Maravilhosos Nunca vir tanta Perfeição!!

    ResponderExcluir
  48. Claro que tem futuro!

    Independe de como arte é feita ela tem o futuro de nos tornar uma pessoa melhor e dedicada com o que acredita. Hoje eu vivo dos meus trabalhos artísticos, porem, no inicio não foi como o esperado só que eu nunca desanimei. É importante você fazer o que ama, e o dinheiro é consequência de um trabalho bem feito. Espero que você não desista. Boa sorte!

    By Maurício Fortunato Araújo

    ResponderExcluir
  49. Obrigado! Com todo certeza , eu amo e vou a luta! Eu acredito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jackie. Fico feliz por isso. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pelo talento que Deus te deu, rapaz você é um artista de mão cheia; você tem que ser encontrado por um empresario que possa patrocinar o seu trabalho. Eu amo artes, desenho, principalmente a mão livre. Se eu tivesse dinheiro eu ia lhe dava um grande apoio. Ia levar seus trabalho pro mundo ver. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Valdemir, fico super grato com seu elogio e pelo apoio. É muito bom saber que existem pessoas como você que aprecia tanto assim a arte. Obrigado meu amigo. Seja muito bem vindo ao meu blog!


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  52. Muito bom! Meu sonho é fazer Desenhos realista , so que nao.acho cursos de Desenhos Realistas no rj !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super grato com seu elogio. Seja muito bem vindo ao meu blog.^^


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  53. ficou show mano valeu pelas dicas.eu sei desenhar mt mas eu só tenho problema em desenhar os cabelos e nos tons do cabelo,mas vou fica praticando ate chegar na perfeiçao..sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico super grato com seu elogio e admiração. Seja muito bem vindo ao meu blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  54. muito bem elaborada a aula.
    estou tentando fazer um desenhos de uma pessoa, mais na foto o cabelo é muito escuro e quase não se vê detalhes, e, se eu passar o lápis 6b ou 4b, vai tirar o realismo ,o que eu posso fazer ?
    o cabelo da foto é totalmente escuro não dá nem pra identificar os fios,a raiz, luz ou nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. Fico grato com o elogio.

      O importante é você começar a utilizar os materiais corretos para trabalhar com o realismo. Vai até o menu Materiais para desenhos que você pode conhecer.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  55. Quanto vc cobra por um desenho a grafite de tamanho A4 em média

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O valor é cobrado de acordo da complexidade fotográfica. Quanto mais detalhes estiver a fotografia, diferente fica o valor de uma fotografia com menos detalhes.

      Para fazer o orçamento, é só enviar a fotografia para o meu e-mail, dessa forma posso analisar .
      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Mas só uma previa de um desenho com detalhes nao muito grandes e trabalhados...

      Excluir
  56. Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  57. Mauricio , cada premio que você já ganhou foi bem merecido viu , você é muito talentoso ! Tenho 15 anos e faço desenhos realistas , e posso dizer que muitas dicas que você deu aqui me ajudou a melhorar muito o desenho , acredita que já consegui vender alguns ? rsrsrs . Vim aqui para te desejar parabéns ,muito obrigada por publicar esse post e que tudo dê certo em sua vida . :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joice.

      Fico muito feliz por saber que de alguma forma minhas postagens poderão te ajudar. Desejo muito sucesso a você e que continue praticando e exercitado-se sempre. Sucesso !

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  58. Maurício, ta nos favoritos seu site cara!

    eu sofri uma série de problemas no meu pulso, entre elas uma tendinite que trava tudo, mas o seu trabalho reanimou a vontade de desenhar.

    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Grind. Fico super grato com seu elogio e admiração com meus desenhos. Fico feliz por saber que eles são inspiração para você continuar a desenhar. Seja muito bem vindo ao meu blog. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  59. Uma pergunta vc faz o seu esboço apenas olhando ou usa outros métodos?? E quais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu uso muita obervação em meus desenhos, digamos que 80% dos meus desenhos são feitos em observação. Os 20% eu utilizo diretrizes em formato de cruz para conseguir somente colocar cada complemento em seu devido lugar para não sair torto.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  60. Muito bom você desenha demais,se poderia fazer vídeos explicando essas coisas acho que ficaria melhor de entende-las :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico grato com o elogio.

      Vídeos aulas, em breve estará a venda.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  61. cara amei demais seus desenhos e suas dicas....estou começando a desenhar e vendo esse site me ajudou mt ...espero um dia desenhar tao bem quanto vc....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruna.

      Fico super grato com seu elogio. Eu espero que meus tutoriais ajudem você muito mais.

      Seja muito bem vinda.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  62. Obrigado amigão, fico super grato com seu elogio.

    Espero que os meus tutoriais possam te ajudar.

    By Maurício Fortunato Araújo

    ResponderExcluir
  63. Puxa,rapaz você é demais,mesmo,um mago dos desenhos,adorei sua aula.Ah,e queria saber se faz os personagens de Naruto na versão realista de como tu desenha,falou? Beijos e abraços.=D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brune. Fico grato com seu elogio e admiração com meus desenhos. Eu não faço desenhos do Naruto, somente mesmo de pessoas reais.

      Seja muito bem vinda ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  64. vc desenha muito...gostaria de desenhar como vc...vc eh um exemplo pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alef. Fico grato com seu elogio e admiração com minhas artes realistas.

      Seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  65. Eu queria saber com quais tecnicas de esboços vc trabalha ? Tipo quadriculado ,fazendo calculos, mesa de luz,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John.

      Eu uso diretrizes em formato de (cruz +) e um pouco de cálculos, porem, a maior parte dos meus desenhos eu uso a observação.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  66. kraakaaaaaaaaaaa meuuuuuw paraaaabens pelo trabalhooooo perfeiçãoooo caprichooo vce esta de paraaaaaabeeeens mesmooo `` eu só sei segura o lapis rsrs poreem admiro observoo os varios desenhos estilos e formas de cada desenhista ... mauricio vce é realmentee dmaiss sem palavras é muita satisfação vee um trabalho assim ´ CARAA VCEE TA DE PARABÉNS QUE DEUS TE ABENCOE E QUE VCE ATREVESSE TDAS AS FRONTEIRAAAS QUE APARECER EM SUA VIDA .. continuee focado e adiante .. mesmo se conhece-lo um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Fico super grato com seu elogio e admiração com meus trabalhos artísticos.

      Bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  67. Maurício conheci seu blog hoje e nas poucas obras que vi, já consegui saber que você é d+... Estou só começando na área de desenhos e espero um dia ter bons resultados assim como os seus, parabéns! Que Deus te abençoe mais e mais para que cada dia esse talento seu se expanda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico muito feliz em ajudar quem realmente precisa.

      Seja muito bem vindo(a) ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  68. maurício eu me chamo igor, é tb desenho, porém comecei a desenhar realismo a uns 5 meses, é minha maior dificuldade é o sombreamento ñ consigo deixar assim pq eu só uso lápis normal é passo em cima lã aí ñ fica muito real, mais o seu site me deu dicas importantes obg é boa sorte no seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Igor.

      Fico muito feliz em poder ajuda-lo. Seja muito bem vindo ao meu blog. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  69. Estou de queixo caido, Maurício! Que perfeição! Eu nunca vi uma pessoa desenhar tão perfeito assim. Espero um dia aprender a desenhar como vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laila.

      Fico super grato com seu elogio e admiração com meus trabalhos artísticos. ^^

      Seja muito bem vinda ao meu blog. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  70. Cara, você desenha maravilhosamente bem. um verdadeiro mestre. Parabéns.
    Se tiver interesse em mesa de luz led (não esquenta) A3 com apenas 12mm de espessura e um excelente preço, dá uma olhada neste link http://www.youtube.com/watch?v=hk_9VB2M07E onde há um vídeo da mesma sendo usada e todas as informações para adquirir uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roberto. Fico super feliz com seu elogio e admiração com meus trabalhos artísticos.

      Seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  71. adorei seus desenhos...amo desenhar tambem...criei até um blogspot mostrando meus desenhos..da uma olhada lá..desenhosjoyce.blogspot.com.br...mostre mais tutoriais ensinando os desenhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joyce. Fico super contente por ter gostado das minhas artes. Seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  72. Olá Mauricio fico muito feliz de poder saber que neste mundo, não ha impossível para aqueles que querem alcançar seus objetivos, você é prova viva disso. Fico muito honrado pela sua atenção e disposição em suprir nossas duvidas e querer passar a nos o melhor de você, para que venhamos acreditar em nos mesmos e melhorar a cada dia seja em nossos desenhos,e no nosso dia a dia. Faço desenho realistas a 4 anos e me entristeço por não ter muito tempo para dedicar aos meus desenhos como eu gostaria mas nunca desisti, e sempre estou praticando e dando meu melhor nas horas vagas, obrigado por querer passar adiante o que aprendeu durante seu trajeto da arte ate aqui. Que Deus continue te abençoando muito. Valeu por tudo um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fuco super grato com sua admiração. Essa é realmente minha intenção. Ajudar quem precisa.

      Seja muito bem vindo(a) ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  73. NOSSA! Que trabalhos maravilhosos!!!
    Amo desenho com grafite, aquarela, etc.
    Você é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  74. Boa tarde, Maurício!
    Meus parabéns pelo trabalho, sua arte é magnífica e sua sensibilidade para captar expressões com tamanha perfeição é realmente emocionante e inspirador.
    Desenho há um tempo, mas nunca tenho tempo e paciência para praticar, fora que me falta, muitas vezes, inspiração e aquela "mãozinha" pra continuar desenhando.
    Ver seu blog me encheu de vontade de voltar a praticar!

    Será que você poderia me passar seu contato? Facebook, ou telefone, ou e-mail... Seria ótimo conversar com você.

    Um grande abraço,
    Marina Assumpção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marina. Fico super grato com seu elogio e admiração com meuis desenhos.

      O importante é você nunca perde o foco do que você almeja conquistar. Você tem duas opção, continuar ou desistir. É você que escolhe qual delas determinar!

      Fico contente por saber que meu blog fez com que você tomasse coragem para continuar a praticar, é só não desanimar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  75. tb mauricio cara vc manda muito bem parabens ja aprendi muita coisa com vc pelo youtube me ajudou muito, gostaria de saber para peles claras quais as graduações de lapis vc usa valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe. Fico feliz por saber que de algumas forma minhas dicas e tutoriais o ajudaram.

      Boa sorte.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  76. Rapaz, adorei seus trabalhos e dicas!
    Desenho desde os 7 anos, e estou pensando em fazer disso minha profissão. Mas sempre tem aquela preocupação de "nao conseguir"...me diga, o que voce faz pra quebrar essa barreira e fazer acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jordan.

      Não existe barreira para quem ama o que faz ou que deseja fazer acontecer. Eu sempre fui assim! Determinado e apaixonado pelo o que eu faço, e isso me trás muitas conquistas.

      Quem determina o que você vai conquistar é você mesmo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  77. ola Mauricio, eu desenho muito pouco mais gostaria de saber se poderia mim da uma dica de quais matérias usar pra fazer uma trabalho desse, por que não tenho noção disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uérique.

      Para conhecer os materiais que eu utilizo, é só você ir até o menu materiais. Lá você pode encontrar a lista completa.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  78. Meu nome é Paulo Ricardo Melo Eu sempre desenhei encasa só nas hrs vagas mais sempre com lápis de escola e os desenhos ficavam bem legais eu nunca pesquisei qual lápis compra que material devo comprar pra que o desenho fique melhor? Com lápis comum os traços ficam muito brutescos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.

      Para conhecer a lista de materiais que eu utilizo, é só você ir até o menu materiais.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  79. Estou impressionada! Parabéns, ficou magnifico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tita. Fico grato com seu elogio.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  80. Olá, grande parceiro Maurício, gostei muito de todas as suas dicas de desenho,estou muito feliz e muiito obrigado, e gostaria de perguntar como que se faz cabelos pretos,muito escuro,tipo com uns brilhos, e também como que sombreia, tem que contornar o desenho para sombrear ??? se puder responder fico muito mais muito agradecido... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel. Fico grato com seu elogio!

      Com relação a cabelos pretos com luzes não é segredo. O importante é você usar o grafite 3B e fazer fio a fio, até você chegar a tonalidade observada na fotografia. Você tem treinar a sua observação para começar a produzir o que você visualiza na imagem. E com o grafite você pode fazer tudo isso.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  81. Olá Maurício,começo a faculdade de Artes Visuais em julho, tava fazendo um trabalho e procurei umas dicas... achei teu site, e aproveitei umas dicas. Parabéns pelo talento! Os desenhos são realmente perfeitos, de um detalhismo magnífico, sem palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jean.

      Fico feliz por ter gostado do meu blog, e pela admiração que tem pelos meus trabalhos artísticos.

      Seja bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  82. Mto real mesmo seu desenho parabens pelo seu talento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leticia.

      Fico feliz com seu elogio.!


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  83. oi tenho 13 anos e quero aprender a desenhar e esse tutorial me ajudou muito obg. seus desenhos são perfeitos adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado. Seja muito bem vindo ao meu Blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  84. AI CARA PARABENS, SEMPRE CURTI DESENHA,E VENDO ESSAS OBRAS DE ARTE SO ME MOTIVOU MAIS, E SEI Q TALVEZ NUNCA DESENHA NESSE NAIP MAIS , MAIS MELHORAREI MAIS MEUS GARRANCHOS, VALEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em poder ajudar. Seja muito bem vindo ao meu Blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  85. AMO A ARTE DE DESENHAR E PINTAR , AMEI DE+ SUAS EXPLICAÇÕES VOU FAZER TODO PASSO A PASSO PARA APRENDER MAIS .PARABÉNS PELO SEU TRABALHO MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tuca. Fico feliz em também poder ajudar você!

      Seja muito bem vinda ao meu Blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  86. Olá Maurício, amo desenhar, e com o seu trabalho e sua aula cada vez mais pratico, e cada vez mas aprendo, adorei seus desenhos, e você me ajudou muito aqui, ganhou mais um fã, seus desenhos me inspiram para fazer os meus . Deixa os links das suas redes socias se puder pfvr, e mais uma vez muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Axcel. Fico super grato com seu elogio e também por ter gostado do Blog.

      Segue minha pagina facebook: https://www.facebook.com/mfadesenhosrealistas

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  87. Quanto tempo levou para fazer este desenho?
    Eu tenho que dizer que ficou perfeito, você desenhou até os detalhes da pele, sabe, aqueles furinhos pequininhos. Você tem um olho muito fera, eu não consigo captar tantos detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nicole. Fico super grato com seu elogio e admiração com meus desenhos!

      Esse desenho levou em média 20 horas para finaliza-lo. É uma arte um pouco complexa devido a quantidade de detalhes que nele tem adicionados. Realmente eu sou muito detalhista, por isso, consigo deseixar o desenhos realista.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  88. Nossa vc desenha de mais ! fera .
    Faz uma caricatura minha ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato com seu elogio!

      Para fazer o orçamento, é só você enviar a fotografia para o meu e-mail CONTATO@MFADESENHOSREALISTAS.COM.BR

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  89. (herbson)valeu por explicar paso a paso espero que eu consiga aprender a desenhar agora porque alem de sombrear e detalhar muito mal eu so consigo desenhar rostos cobrindo de uma foto ou da tela do computador
    sempre visitarei teu site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão. Fico feliz que tenha gostado desse tutorial!

      Seja muito bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  90. Mt lindo seus desenhos parabéns... Vc por favor poderia postar cm fazer cabelo cacheado de mulher e de homem bem realista?? quando tento fazer n sai parecido com o real... por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gleice. Fico feliz que tenha gostado do meu blog@

      Estou um pouco sem tempo para atualizar o blog com novos tutoriais. Assim que possível vou fazer sim, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  91. To pasmo com seu dom, cara isso e magnifico, recentemente uma amiga minha pediu pra mim desenhar o Justin Bieber, bom eu fiz, durou 2 semanas pra mim fazer ao com um lápis escolar mesmo acho que era 0.7, ela fala q gosto muito, mas na minha opinião não ficou bom o bastante, eu queria saber com faço pra desenhar uma pessoa perfeitamente igual a uma fotografia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anderson! Fico super grato com seu elogio!

      Bom amigão, para conseguir bastante resultados com uma arte, é preciso que você estude e se dedique. Pratique sempre! Compre os materiais corretos para você começar a desenhar melhor do que você já está praticando. E com o tempo você verá grandes resultados!

      E siga também os meus tutoriais!


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  92. eu gostei tanto que eu ate tentei fazer o desenho que esta ai e consegui um pouquinho,ficou quase parecido do desenho,mas gostei parabéns vc é um professor de mão cheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio!

      Continue praticando e você verá grandes resultados!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. ta bom,mauricio obrigada pelos seus encinamentos,adorei ,e olha que eu so tenho quatorze anos,e vc poderia fazer um desenho meu?te agradeço,vc é muito fera obrigada muito mesmo sou muito grata pelo seus encinamentos eu me chamo larissa emanuelle ferreira

      Excluir
  93. Maurício você é simplesmente incrível! Não só por desenhar extremamente bem mas por nos explicar passo a passo como chegar à perfeição. Tirou várias dúvidas que eu tinha em relação ao sombreamento. Estou refazendo um desenho antigo e já vi uma extrema diferença. Obrigada pela aula. (: Tenho uma dúvida: eu costumo colocar a imagem original em escala de cinza, pra ter noção de onde deixar mais escuro ou mais claro. Você faz isso também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laryssa!

      Fico super grato com seu elogio e admiração pelo meus trabalhos artísticos. Eu faço fazia sim a alteração da fotografia colorida para o preto e branco(escala cinza), para ter maior noção de como trabalhar com o grafite. Hoje eu já não faço mais, por que já estou acostumado a observar. Isso é super necessário.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  94. Cara, muito obrigada, aprendi com tua explicação mais do que aprendo nos videos do youtube, de primeira consegui fazer um desenho bem realista, só o cabelo que ainda ta difícil. Você é ótimo. Parabéns pelo altruísmo de dividir teu conhecimento ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amanda. Fico super grato com seu elogio e também por estar aprendendo com meus tutoriais aqui no blog. Seja muito bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  95. Olha meu caro Mauricio tirei minhas duvidas sobre o cabelo agora vou colocar em pratica, grato pelas tuas dicas . Parabéns pelo teu trabalho e pela tua humildade de dividir todo teu conhecimento para aprendizes , e para os fans da arte ! grato! Henrique Araujo M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Henrique. Fico super grato com seu elogio!

      Fico feliz por ajudar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  96. eu desenho mas as proporçoes fieis da foto como vc faz pra que fique exatamente a mesma proporçao? e quando vc amplia o desenho como vc faz ? quero saber que tecnica vc usa.
    um grande abraço mestre do realismo. assinado wanderhelsing teu seguidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wander, fico super grato com admiração que tem com meus trabalhos .

      As proporções e ampliação que eu utilizo, são diretrizes em formado de cruz (+). 80% das artes que hoje faço eu uso a minha observação. Treinar a sua observação é muito mais importante do que você viver treinar proporções.

      Existem várias maneiras de você conseguir bons resultados em proporções. Ou com diretrizes, quadrículos, ou proporções em círculos. Você deve escolher qual deseja praticar e mandar ver. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  97. cara mais uma vez eu vc me ajudou mt com esse tutorial vc é mt perfecsionista
    eu vou treinar e treinar quando eu estiver em um nivel bem foda eu vou te preucurar e falar que vc que me ajudou mt com seu blog vc é bom d++++++++++++++ e agradeço muito a vc por ter essa paciencia para ensinar passo a passo no seu blog sempre estarei visitando tbem sou de sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Bem vindo ao meu blog!

      Fico feliz por ajuda-lo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  98. amei gostaria de aprender a desenhar como os desenhos desse site mais eu acho os meus desenhos muito feios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O importante é não desanimar. Faze exercícios é sempre importante, e com o tempo você verá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  99. Quanto tempo levou para Desenhar Este Desenho que acabar de ensinar?

    ResponderExcluir
  100. Aw oie,achei seu trabalho muito interessante,realmente gostei dos desenhos,sério,então...é que eu tenho muitas dúvidas e,não sei se tu vai poder me tirar todas elas,será que tu pode?(ficaria grata)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas