Aprender/ Rostos e Faces




Como desenhar Cabeças e Faces do rosto



Durante parte da minha vida, para eu conseguir uma estrutura melhor de como fazer um esboço de uma cabeça humana. Tudo que eu aprendo foi sozinho e isso me tornou um autodidata, porém nem todos tem a mesma habilidade que eu tive em traduzir um esboço realista.

A estrutura do rosto humano é muito importante quando vocês forem fazer. O Desenho da cabeça inicia com a introdução de um método simples para a construção da cabeça, para aprovação que todas as soluções estejam colocadas impecavelmente.








v  1 - Instruções


Hoje a muitas formas de desenhar um rosto, assim como muitos ângulos. Para iniciar, você precisa aprender a desenhar o rosto frontal e lateralmente. As variações e perspectivas vêm com o treino e aprimoramento. Vamos começar pelo rosto frontal.

Procure fazer todos esses desenhos a mão livre, já que de início você irá exercitar. Para arte final ou para detalhes mais precisos, você pode usar réguas e outras ferramentas, mas exercitando a mão livre inicialmente, você não cria vícios com elas e ainda aprimora sua coordenação motora.
Desenhe um Circulo com o compasso. Divida-o ao meio e depois em quatro partes horizontalmente. Essa é a marcação do rosto. Os olhos ficam no meio do rosto e segue uma métrica particular, a distância entre eles é a mesma medida de um olho, e será do tamanho do nariz.

Para o nariz, faça um círculo ladeado por dois círculos menores, isso serve para te guiar na hora de fazer o arredondado do nariz e as narinas. A boca vem logo abaixo, lembrando que devemos definir menos a boca masculina, com poucos traços. Já a boca feminina deve ser feita com mais detalhes sempre, mas não de forma exagerada.

As orelhas começam na mesma altura que a sobrancelha e terminam na altura do nariz. A raiz do cabelo começa no primeiro traço horizontal que divide a cabeça.




2 – Rosto Lateral






Para um rosto lateral, desenhe um circulo com o compasso, e  com a linha vertical passando em uma das laterais, essa linha demarca a face do personagem. Depois faça um circulo mais circunferência, ou seja, menos alongado, para definir a cabeça. Ele deve fazer uma intersecção com o circulo inicial. Nesse caso, você deve tomar cuidado com a posição dos olhos, pois totalmente de lado nós só vemos um olho da personagem e podemos desenhá-lo como um triângulo deitado bem próximo da linha vertical. A orelha segue a mesma métrica, mas agora é ligeiramente inclinada para trás, enquanto o nariz é quase um triângulo.


3 – Construção dos Ângulos


O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no inicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:





A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Conseguiu entender?









Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, pra dar forma a uma cabeça.



5 – Proporção da Face



A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.








Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.


Depois faça a divisão igual para desenhar olhos, nariz e boca.
Observe que: 

Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.

As linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para frente)



6 – Como desenhar os olhos



Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem se esquecidos.
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:
Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe à íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.
O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais ( o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro















Você tem que ser  paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 3B, 4B e 6B.








Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esse desenho, por exemplo, foram usado para esboço HB, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 4B  E 6B na parte superior da iris, pupila e cílios. 





7– Mostrando como fazer um olho realista 


        



8– Dica  para desenhar um olho igual ao outro


















       

        v 9– Como desenhar o nariz




Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples, o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.
O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
Os traços no desenho de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.






Quanto mais detalhes de sombreamento você adicionar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabisco serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.


     v 10– Como desenhar  boca



Comece o desenho uma linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.





Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.


Esboço de boca sorrindo




Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.
    
      
      v 10– Como desenhar orelha








Com domínio da luz e sombra e usando a técnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.

Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artistas não gostam de desenhá-las, escondendo com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas características: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano).

Dicas:
Nunca use desenhos de orelhas para treinar, use fotos, desenhe a orelha de fotografias, é só você procurar na internet que você poderá encontrar muitas fotografias de orelhas.
A proporção da orelha é a mesma do nariz ( nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a sobrancelha e a ponta do nariz.

Bom amigos, espero que tenham gostado desse meu tutorial. Se você gostou ou tem dúvidas é só deixar seu comentário ou pergunta ok?

Tenham todos uma boa aula!

Maurício Fortunato Araújo

Comentários

  1. muito bom suas aulas mauricio f araujo gostei muito, e aprendi mais,, muito OBRIGADO por oferçer essas aulas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse tutorial foi útil para você Daniel. Eu que agradeço por saber que está te ajudando. ^^

      Excluir
  2. Foi muito dificiul,o aperfeiçoamento do esboço?Sabe seus desenhos na parte do esboço são identicos,eu já desenho a algum tempo mas os meus ainda fica bastante diferente da foto,Ah e obrigado pelo tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo foi um pouco difícil, pois a maior parte dos meus desenhos não era utilizada esboço. O esboço é muito importante, porém tem que ter paciência para fazer e isso fez com que eu criasse vários métodos para fazer uma arte realista. Primeiramente tive que desenvolver minhas habilidades em observação. Tive que aprender a observar, ou seja, treinar a minha visão. É importante você treinar a sua visão, e você para que você possa deixando o esboço menos importante. Quando você aprender a observar, você já fica com mais habilidade em passar para o papel traços parecidos com o que você aprendeu ao observar sem utilizar muito o esboço.

      Maurício F Araújo

      Excluir
  3. muito Bom, adorei não costumo esboçar meus desenhos, mais agora com as técnicas que aprendi com certeza vou tentar.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você venha tentar. O impostante é a observação. É importante exercitar sempre.^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  4. Muito bom estou estudando aqui para aprender, meu problema é o esboço, e esse tutorial vai me ajudar muito Obrigado Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno. Fico feliz que meus tutoriais tenham te ajudado. Seja muito bem vindo ao meu blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Mauricio vc e fera demas cara, ta me ajudando mt a aprender a desenhar

      Excluir
  5. Olá, como vai?
    Adorei seus desenhos e ensinamentos. Poderia criar um sobre expressões?

    Obrigada (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Em breve assim que possível eu vou sim criar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. muito bom todos os suas artes,parabéns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gildo. Fico feliz que tenha gostado. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  7. Muito boas, as aulas, se não for pedir demais, uma aulinha para diferentes tipos de cabelo seria legal!

    ResponderExcluir
  8. Aulas muito boas sem dúvidas...Se não for pedir de mais, seria possível fazer uma separação de imagens nos tutorias das cabeças, dos olhos e da boca, de um lado ficaria apenas a imagem dos riscos do esboço, e do outro lado, a imagem como estão ali, com os riscos no esboço e já os desenhos. Espero que possa entender, acho q ficou meio confuso... Parabéns pelo teu trabalho, seu site é sem dúvidas um dos melhores que já encontrei sobre desenhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serão analisadas as suas propostas.

      Fico muito grato com seu elogio.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  9. Ótimas dicas, tenho dificuldade p esboçar meus desenhos, até agora a forma q mais me achei foi com grid nas fotos. Essas proporções aqui passadas tbm me foram bem úteis....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline.

      Fico super grato com seu elogio e admiração pelos meus trabalhos artísticos.

      Bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  10. tenho dificuldade em sombrear, nunca fica realista fica muito estranho, quero muito desenhar mulheres n consigo desenhar a Beyoncé mim perco na boca e nos olhos o q faço..meus traços n ficas leves haaa n tenho esfuminho alguma dica.....gostei da sua arte muuuito msm mim esforço bastante apesar dessa dificuldade mim fala uma dica de mestre por favor.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Cordeiro, sabe o q me ajuda a sombrear? Grafite de lapiseira ou de lápis, pq com a ponta do lápis eu n consigo de jeito nenhum, é bom sombrear só algumas partes e bem de leve... Beeeem de leve, e tbm eu faço assim; Quando eu aprendi a usar a ponta do lápis pra desenhar, eu riscava onde queria sombrear,(de leve) E depois, apaga com uma borracha... Fica bem bacanaa :3

      Excluir
  11. Muito bom, o meu único problema, é por exemplo, eu fiz o primeiro olho, ficou perfeitoo, ai eu vou tentar fazer o segundo igual, e fica um horror! Eu demorei pra fzr, mas consegui dps de 2:00 tentadoo :p
    Mas parabéns, vc é mtooo bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conseguido!

      Obrigado por interagir no blog.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  12. Eu sou profissional em desenhos mais "Animados", e já faz um bom tempo q estou tentando fzr este tipo de desenho pra dar uma mudada... Tenho feito até aula particular, mas nada me ajuda... Eu achei seu site e finalmente, consegui entender tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha conseguido atingir m resultado.

      Obrigado por interagir no Blog.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  13. Gostei muito Maurício, está me ajudando a aprimorar cada vez mais minhas técnicas!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Fico super feliz por saber que estou ajudando você a aprimora-lo mais o seus desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  14. Fico perfeitos todos os desenhos , amei o do Jesen Ackles , ficou maravilhoso , quais são os materiais que você usa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriela.

      Para conhecer a lista de materiais para desenhos, é só você ir no menu Materiais para desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  15. Qual tipo de papel fabriano vc usa?

    ResponderExcluir
  16. quais os preços dos materiais que vc usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços são variados de acordo com o local que você compra. É importante você dar uma pesquisada em sua região ou então você pode também dar uma pesquisada na internet.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. Vc usa fabriano 4 liscio ou ruvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu uso o papel Fabriano 4L 200g

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá!

      Não utilizo caneta Nanquim.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  19. muito legal. vou aproveitar as dicas...obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz por gostar Gilberto.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  20. dicas muito boas já tem um tempo que eu desenho e estou querendo melhorar os meus desenhos realistas ainda estou na fase iniciante e de observação e com o seu site e essas dicas eu vou conseguir melhorar, esses tutoriais ajudam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz por se dedicar. dedica-se e com o tempo verá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Olá!

      Fico feliz por se dedicar. dedica-se e com o tempo verá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  21. Olha parabéns pelo seu trabalho ,muito bom esta excelente cada desenho que faz , a partir de hoje vou me espelhar em você nos meus próximos desenhos .Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado e seja muito bem vindo(a) ao eu blog.

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  22. ola eu começei hj a treinar com seu tutorial ...desenho desde pequeno sempre gostei de desenhar pessoas minha dificuldade e na pele, e no cabelo oq eu possa usar para que o cabelo fique com um aspecto de luz sombra? vc me aconselha usar o lapiz borracha ou ele n e bom?...... meu nome e Karlaylee

    ResponderExcluir
  23. Qual o tipo de papel q voce usa??? isso tem diferença tipo tem um tipo de papel para fazer desenhos realistas???

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo Tutorial, já desenho a um certo tempo, e suas dicas são de ouro, Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. parabens tens uma mao cheio na tecnica de realismo, fiquei muito impressionado com os detalhes e finalizacoes de cada obra, muita forca.
    ja fizeste alguma exposicao eindividual

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse tutorial.... desenho ja faz algum tempo, mais é croquis de moda... porém tenho vontade de aprender a desenhar caricaturas... Gostei muito do seu trabalho...parabéns. .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas