Técnica Realista - Luz e Sombra




Técnica Luz e Sombra
Estrutura da Luz e Sombra 


A Iluminação sobre luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, e não dá para você imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.

Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.

Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.

Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.

Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.

Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.

Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro ou tudo escuro.

Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.

Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer essas faces juntamente com essas texturas,  formando assim, o volume.

Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:

1-Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.
2-Meio tom
3-Sombra
4-A luz refletida
5-Sombra projetada

 Veja os exemplos:



--**--






Essa imagem acima é umas das minhas artes realistas onde está bem explicito LUZ e SOMBRA. Vocês podem visualizar que no desenho fico com o aspecto mais realista quando essas duas ações são juntadas em um mesmo ambiente. Por isso é importante à iluminação em um Desenho Realista. 








As figuras acima é um exemplo de desenho artístico Hiper-Realista.


Obs: Nem todo desenho precisara ter necessariamente essas 5 partes, porém não esqueça que Luz e Sombra é fundamental para dar volume e forma ao desenho.

Atenção:  Você sabe que os objetos ao seu redor são tridimensionais, porque você pode andar com eles, vê-los de todos os lados, e tocá-los. Tome um momento para olhar ao seu redor em objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras.

Sombra própria e projetada


Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto.

O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

Podemos definir dois tipos de sombras:


v As próprias 

v As projetadas.


As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.





Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.





Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:





Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².

Escala tonal


A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.

Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:

a. das sombras – própria ou projetada;






B. das áreas mais ou menos iluminadas.




Postagens interessantes sobre sombreamento:
 Tipos de Sombreamento à grafite

Dica importante:

OS DESENHOS NÃO SÃO FEITOS COM CONTORNOS E SIM TRABALHADOS EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DA GRADUAÇÃO DA LUZ E SOMBRA.


Exercícios de Luz e Sombra:

Os desenhos podem ser feitos da observação de quaisquer imagens, a partir do real ou de fotografias.

EXERCÍCIO 01 – PREPARATÓRIO ESCALAS DE LUZ E SOMBRA




Abaixo outro exemplo de escala tonal com lápis de gramaturas diferente. No exemplo você vê apenas 6 quadradas, mas você pode fazer com 9 ou 10 quadrados. Mas lembre-se, tem que fazer sem repetir os tons.




Para exercitar Luz e Sombra

Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra

Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte:

1-Fonte de luz: A direção da qual se origina uma luz dominante. A colocação desta fonte de luz afeta todos os aspectos de um desenho.

2-Sombras: As áreas em um objeto que recebe pouca ou nenhuma luz.

3-Sombra projetada: A área escura sobre uma superfície adjacente onde a luz é bloqueada pelo objecto sólido.

A fonte de luz diz-lhe onde desenhar todos os valores de luz e sombras.

 É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as
seguintes questões:

1-Onde estão os valores de luz? Olhe para as áreas mais claras sobre o objeto. Da luz mais brilhante até as mais leves.

2-Onde estão os valores escuros? Valores escuros, muitas vezes revelam as seções do objeto que estão na sombra. Ao localizar sombras, normalmente você pode identificar a fonte de luz.

3-Onde está a sombra? A seção da sombra mais próxima do objeto é geralmente mais escura em um desenho. Ao localizar a sombra de um objeto, você pode facilmente descobrir a direção de onde se origina a fonte de luz.

Se você preferir usar um modelo real, aqui vai a dica, posicione uma mesa comum, no meio você colaca uma xícara ou qualquer fruta,  aqui eu exemplifico com uma xícara , na direção que você quiser posicione há alguns centimentro de distante da xícara um spot; essa distância fica como você preferir, lembrando que dependendo da distancia que spot estiver, o comprimento da sombra projetada pode variar também.







Aqui vai um exemplo com uma fruta sobre um papel sulfite, Maçã;







Acima você vê a mesma maça fotografada em ângulos diferente de visão, assim você pode se posicionar em qualquer lugar ao redor da maçã e desenhá-la.

Mas caso prefira basear-se através de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para facilitar a percepção da escala de cinzas no momento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.





Deixe seu comentário, que responderei as suas dúvidas, ok? 







Comentários

  1. Muito bom! Bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Bem vindo!

      Excluir
    2. gostei muito parabéns !!

      Excluir
    3. poxa cara me ajudou bastante,vivo tentando fazer um desenho realista,mais fracasso,e isso me da mais força para aprender,ainda chego lá abraços e parabéns

      Excluir
    4. Excelente, muito bom, parabéns.

      Excluir
  2. Cara, conhecimento retido não vale nada, o que é o oposto no seu caso. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grato com seu elogio e também por ter gostado desse artigo. Seja muito bem vindo!

      Excluir
    2. Muito boa as dicas, pois é o manual para desenvolver um desenho realista, ja ajudou a direcionar o caminho certo. obrigado!!

      Excluir
    3. Você poderia fazer um vídeo explicando como sombrear um rosto, e quais materiais serão utilizados.

      Excluir
  3. Qual o melhor objeto para se fazer sombra num rosto realista feito a lapis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Max.

      Os melhores materiais e utilizados para fazer luz e sombra em desenhos a lápis são Papel Higiênico da marca Neve e também o esfuminho. São dois materiais indispensáveis para se traduzir luz e sombra em um desenho realista.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. olá maurício. também sou desenhista a quase cinco anos.mas tive contato com desenho de rosto a dois ano.foi um periodo muito difícil para min dediquei muito no desenho,aprendi vendo e lendo aulas de grandes desenhistas da internet gostei das suas dicas,vc é uma pessoa que compartilha o que aprendeu.mas tenho muito o que aprender queria saber se tem como eu enviar alguns desenhos meu para vc avaliar....

      Excluir
    3. Olá Max, fico feliz por gostar dos meus tutoriais. Bom Max, uma avaliação dos seus desenhos não seria o suficiente para definir o seu real conceito que condiz com o que você aprendeu ou o que ainda vai aprender. O que você precisa é estudar, é se dedicar para cada dia mais reproduzir artes pelo qual você se identifica. Eu posso sim avaliar e dar minha opinião sobre seus desenhos e apontar o que deve ser melhorado, porem se você tem interesse em atingir o realismo de um desenho, você precisará seguir meu tutoriais, ok? Me envia somente um desenho, a que você acredita que é o melhor que você tem, pois a partir dele eu vou fazer uma analise do que você ainda não sabe. ok?

      Mauricio Fortunato Araújo

      Excluir
  4. Oi Maurício cara muito massa seu trabalho e suas dicas de desenhos, eu sou ilustrador, não desenho nada realista, gosto de grafite, desenhos fantasia, cartoon e desenhos sulreais, mas ainda sou amador em sombrear e aplicar as luzes, eu quero estudar a fundo sobre iluminação e sombreamento mas não sei onde e como buscar esses estudos, vc poderia de me colocar no caminho da luz e da sombra literalmente(kkk risos), pois eu não sei como estudar pra aprender mais e mais. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato com seu elogio Graciliano.

      Bom cara, existem muitos vídeos no youtube que ensina a tecnica do realismo e sombreamento, a maior parte do que eu aprendi, foi buscando informação no youtube. Você tem a disposição o meu canal no youtube http://www.youtube.com/user/Maulonline lá também tem muitas vídeos que podem te ajudar.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Graciliano vc tem mais costume em desenhos tipo mangá? Se tiver conheço um canal ótimo no youtube q eu pra tico através dos vídeos q vejo lá se possível adorai a sua resposta para de indicar mais locais onde achar técnicas ... Bjo

      Excluir
  5. careu som bomzinho em desenhar queria so aprimora
    e acho que um curso seria bom.
    vc dá cursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ainda não disponibilizo cursos.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. maurico parabens kara se desenha demais se eu soubesse a metade do quise sabe ja estaria satisfeito,eu tenhu uma duvida,eu vi em alguns videos nu you tube ki as fotos são scaniada em preto i branco i grand é melhor pra desenhar?vai mi ajudamuito essa duvida vlw brigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Evelynn. Fico super grato com tamanho elogio.

      Depende muito do artista. Tem desenhista que escaneiam e outros visualizam pelo computador, que é o meu caso. Você tem que ver, qual melhor você se adapta.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  7. Olá,Maurício gostaria de saber como você consegue dar volume nas pálpebras ?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Depositando luz e sombra com lápis 2b e 3b, e utilizando a borracha Mono 0.

      Excluir
  8. maurício faz um desenho de naruto mas em versão realista do seu geito . ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellerson, ultimamente ando um pouco sem tempo para fazer desenhos voluntariosos. Assim que for possível, faço sim.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  9. ola mauricio comecei a ver seu trabalho hoje vc ta de parabens mas me da uma dica ai eu qro começa do zero a dominar luz e sombra vc axa que a melhor opçao seria treina a escala de tons em pequenos quadrados, ou vc me sugere ao melhor pois qro usar no desenho de retrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Valdecir. Fico super contente com seu elogio.

      Bom cara, eu indico a você começar a treinar sombreamento em desenho pequenos, assim exercitando, você terá maior habilidade quando você for fazer desenhos de retratos. É importante sim treinar as escalas em tons negros, cinzas sobre luz. Assista esse meu vídeo tutorial, talvez possa te ajudar.

      http://www.youtube.com/watch?v=UuADRM-xTX0

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  10. Olá Maurício.
    Eu já venho treinando realismo a quase 3 meses.
    Tenho evoluído muito, porém tem dois problemas que me incomodam.
    -Degradê.
    -Preto absoluto.
    Gostaria de saber como obter com mais facilidade os degradês.
    E também gostaria de saber como fazer as partes toalmente pretas bem escuras, o que nunca consigo.
    Meus materiais são:
    Lápis B, 2B, 4B, 5B, 6B e HB, uma lapiseira 0.5, e acho que é só, posso obter o preto absoluto com estes materiais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.

      Você pode conseguir bons resultados com os lápis da 3b,4b e 6b da marca Staedtler Lumograph Mars. Barra em grafite negro também tem a consistência do preto absoluto. Carvão também ajuda muito.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  11. pode me dizer que papel vc usou no desenho de retrato acima? uso papel vergê,mais acho que não fica bom para desenho realista!boa sorte amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papel utilizado e o Fabriano 220g importado. Também se consegue o mesmo efeito com o Canson 200g

      Excluir
  12. Nossa, muito bom, exatamente TUDO o que estou procurando, estou no primeiro período de DESIGN e estou me inspirando nas suas técnicas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Quézia. Seja muito bem vinda então.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  13. Olá Maurício , estou conhecendo seu blog hoje e estou adorando as dicas , sou iniciante só desenho mangá até agora , mas queria ir além e desenhar pessoas só que não tenho muito dinheiro para compra papel Fabriano pois ele e muito caro, então eu utilizo o sulfite mesmo , e queria saber se posso obter um textura real de um desenho, usando o papel higiênico, e o algodão também pode ser usado para dar efeitos de sombreamento ou não é recomendado ?quanto tempo você demorou para chegar a máximo realismo em seus desenhos?

    Agradeço desde já Muitíssimo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacsson, você pode sim adquirir qualidade e textura com papel higiênico, desde que, seja utilizado de forma corretamente. O algodão também é muito utilizado para fazer texturas e sombras com pouca gramatura. Ainda não cheguei onde quero chegar, mas busco sempre me aperfeiçoar para futuramente adquirir maios habilidade com desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  14. boa noite Mauricio visitei seu blog,é fantastico teus trabalhos cara estou começando a desenhar engatinhando na verdade mas eu vou chegar la,as vezes quero comprar alguma coisa so
    bre desenho e fico com receio de enviar dados pessoais pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super grato com seu elogio e admiração com minhas artes.^^

      Esta na hora de você perder receios de comprar pela net, existem vários sites confiáveis que vende materiais para desenhos. ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado Camila. Seja muito bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  16. Oi, Mauricio, estas de parabens, es um craque do lapis, eu sou um amante de desenhos realisticos. Ja faco desenhos realisticos algum tempo, particularmente a parte facial, onde busco a particularidade de cada face como tenho pouco tempo de pratica diaria, e apreciando os teus trabalhos ganhei mais forca para me aprimorar cada vez mais. Obrigado pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wilton. Fico super feliz com seu elogio e admiração com meus desenhos e também por estar aprendendo e se dedicando devido o material e conteúdo disponível aqui no blog. Espero que consegui bons resultados..

      Seja muito bem vindo ao blog!


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. Suas dicas me ajudaram nos meus desenhos... Eles ficaram muito melhores!
    E você é um verdadeiro artista. Soube usar muito bem seu talento... Parabéns, adorei suas obras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito Feliz Joice. Essa foi realmente a minha intenção, em ajudar as pessoas que querem conhecer e exercitar a técnica que rela a um resultado satisfatório.;

      Seja muito bem vinda ao meu blog, e fique a vontade para dar opiniões e sugestões.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. Cara muito obrigada por compartilhar suas dicas conosco. É através de pessoas como você que nós nos inspiramos a prosseguir nosso caminho pela arte! Tenho aprendido muito com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato Tamiris. Fico feliz por perceber que estou conseguindo grandes resultados com o conteúdo que venho disponibilizando aqui no blog e estimulando vocês a praticar e exercitar sempre o desenho. Seja muito bem vinda ao meu blog, e fique a vontade para dar opiniões e sugestões.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  19. Olá, mas como posso aplicar esse conhecimento de sombra e luz no desenho? que tipos de risco podem ser feitos para dar a textura ou impressão de pele humana? sou iniciante, iniciantíssimo, mas quero muito aprender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom você pode seguir o passo a passo no menu aprendendo a desenhar. Da uma olhada vai te ajudar muito a entender onde você deve adicionar luz e sombra. Tudo é observação e é a sua observação que você tem que treinar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Obrigado Maurício! Mas é o seguinte, pra fazer a pele, eu estou fazendo riscos de grafite Pentel 0.5 (o mesmo modelo que vc indica) e esfregando o esfuminho em cima, e estou notando que demora muito até escurecer uma área, é assim mesmo ou tem outro jeito? e ás vezes o esfuminho tá fazendo uns pontos pretos que não apagam em cima do desenho

      Excluir
    3. outra coisa, vc vende dvds com aulas em video? preciso muito de aulas suas, seus desenhos são magníficos, inspiradores e estimulantes

      Excluir
    4. Olá Blair, desculpa a demora para responder. Bom é importante você exercitar sempre com várias gramaturas de lápis para identificar qual melhor você se identifica. A demora é necessário no realismo para fazer detalhes importantes como a textura de uma pele humana. Por isso é importante exercitar sempre e não desanimar, pois para fazer artes realistas é necessário muito mais do que ter técnica mas sim também paciência. .

      Ainda não ministro aulas em dvd, em breve vou começar a disponibilizar. Assim que já estiver disponível vou disponibilizar aqui no blog, então fique atenta.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  20. Olá Mauricio, Meu parabéns você desenhar muito!!
    Você pode me da uma dica para desenhar cabelos?
    existe uma técnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diana. Fico super grato com seu elogio.

      Não existe uma técnica em especifico para fazer fios de cabelos. O importante é exercitar a sua observação para fazer corretamente o que é visualizado na fotografia de origem. Fazer riscos um a um, também tragará mais excelência nos resultados dos seus próximos desenhos. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  21. PARABENS PELO SEU TRABALHO !!!!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  22. Cara parabéns pelo seu talento, você desenha muito bem mesmo.
    Eu pensava que desenhava razoavelmente mas agora vi que meus desenhos são uma bosta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas parabéns mesmo, você tem um dom cara.
    Obs: COM GRANDES PODERES VEM GRANDES RESPONSABILIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio e admiração.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  23. kkkkk eu também achava que desenhava bem, mas depois de ver seus desenhos....Parabéns mesmo, mas não só pelo seu dom, mas também pela sua humildade de ensinar os menos experientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super feliz com seu elogio e admiração. É importante saber que estou fazendo um bom trabalho. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  24. Meus parabéns!! teu talento para a percepção de detalhes e passa-los para um papel de um modo que pareça perfeito é sem igual!! queria ter essa mesma percepção. e obrigado também por transmitir um pouco disso aos que querem se aperfeiçoar no ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fico grato com seu elogio e admiração. Só é resultado de muita de dicação, talento e paciência. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  25. ola.

    Eu queria saber sou meio iniciante mas desenho meio bem queria saber se tem objetos faceis para desenhar pode me dizer alguns que eu use lapis 6b apenas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bom, os objetos mais fácies de desenhar são frutas. Seria importante você começar a treinar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  26. Respostas
    1. Olá!

      Eu sou autodidata. Nunca fiz curso para especializar-me em artes realistas.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  27. ola.

    Eu queria saber sou meio iniciante mas desenho meio bem queria saber se tem objetos faceis para desenhar pode me dizer alguns que eu use lapis hb,6b,2b apenas?

    ResponderExcluir
  28. parabéns pelos trabalhos.. treinarei sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Klaus. Fico muito grato com seu elogio. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  29. Eu não sabia desenhar muito bem até 3 meses atrás , de repente me deu uma vontade de copiar um retrato de um cantor que gosto muito , até que ficou legal , só acho estranho que eu não sabia desenhar muito bem e do nada me vem a pratica , agora estou me aprofundando no assunto , e gostaria de saber se posso ir direto para desenhos realistas , com muitas sombras , e diferentes tons da mesma , ou devo começar pelos desenhos mais fáceis como personagens de desenho animado ? Alias já desenhei alguns , garfield e aquele pato preto da cartoon ,e o ulquiorra do anime Bleach ficou bem legal , e a propósito grande trabalho você tem feito , Boa sorte ai xd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Independente é importante você fazer aqui que tem vontade. Encarar os desafios. Se sentir preparado para começar a praticar o realismo, não significa que você não seja capaz. Tenha coragem e comece a praticar. E com o tempo vai conseguir conquistar grades resultados.

      Excluir
  30. Amigo não entendo muito bem de sombra mas olhei seu artigo agora estou indo mais longe sobre esse assunto fiz vários desenhos e em alguns a sombra ficou perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alceu. Fico feliz que meus tutoriais tenham o ajudado.

      Seja muito bem vindo ao meu blog.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  31. oi Mauricio, adoro imenso os seus tutoriais, têm me ajudado imenso a progredir no desenho, estão muito bem explicados e percebesse perfeitamente o que se pretende fazer. Parabéns, continuação de um bom trabalho. abraços e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Seja muito bem vindo ao meu blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  32. Ola Maurício!! Meu nome é Gabriel, tenho 17 anos, e fiquei extremamente impressionado com os seus desenhos. São verdadeiras obras primas!!! Também estou neste meio artístico, pois desde de muito pequeno já conseguia traçar alguns pequenos rabiscos...kk..E hoje, basta eu olhar para uma foto, ilustração, imagem, e consigo reproduzir o mais idêntico possível. Digamos que foi um dom naturalmente desenvolvido, mas gostaria de mais dicas suas, pois não acreditei quando vi a sua arte, de tão boa que ela é. Se houver algum meio para que eu possa lhe mandar fotos dos meus trabalhos, para que você possa vê-los e me repassar algumas instruções, eu ficaria muito feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter. Fico grato com seu elogio e também admiração com meu trabalhos artísticos.

      Bom, é importante que você sempre exercite a sua habilidade com o desenho. Dessa forma você verá grandes resultados. As dicas que disponibilizo aqui no blog, são apenas teorias, porem, você precisa de pratica. Da uma procurada de videos no Youtube, você pode encontrar vários videos onde ensina a você onde você encontra mais dificuldades com desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  33. mano vc realmente sabe o que ta falando,excelente explicação! me ajudou muito...em outras palavras tu é foda muleke!kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato por ter ajudado.

      Bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  34. Parabéns cara, gostaria de saber se tem alguma marca de papel recomendada e onde posso encontrar, vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel.

      Para conhecer os materiais e qual comprar é só você ir no menu Materiais. Lá você pode encontrar a lista completa!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  35. Olá Maurício, fiquei impressionado com sua dedicação com o blog, respondendo os comentários de quem realmente tem vontade de aprender algo.
    Bom, já pratico a algúm tempo e tenho muitas dúvidas em questão de textura e tipos de superfícies . Vc demontrou as esferas com texturas diferentes (metálica, plástica etc..) e queria me aprofundar mais nesse aspecto , pricipalmente na pele humama (poros, pequenos pelos etc...) .
    E quais as técnicas da ultilização de carvão pra alcançar o preto absoluto?
    Admiro muito o seu trabalho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus. Grato co seu elogio amigão e admiração!

      Bom, com relação aos (poros, pequenos pelos) são detalhes minuciosos, porem não foge muito do que você vê ao observar. É importante que você aprender a observar. Pegue uma fetografia e estude ela antes de você começar a desenhar, isso vai te ajudar muito a entender como adicionar os detalhes com o grafite. O carvão eu não utilizo cara, então não sei como ficaria o carvão em uma trabalho feito a grafite ou não. Para alcançar o preto absoluto eu uso grafite negro.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  36. Adoro seus desenhaos tenho 15 anos minha facinaçao po arte e muito grande jo to treinando ja faz um tempo mi inspirei vendo os seus desenhos tenho fe em deus que vou conseguir realisa meu sonho qie alcamsar o realismo vejo o seu site todos os dias faço o desenho em papel sulfite nao uso esses marca que voce eu uso outra eu queria saber se t em alguma diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão. Fico feliz por admirar minhas artes e por também aprender com eles./

      Seja muito bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  37. Muito bom e bem explicado o material!
    Mauricio, o que vc me diz, o realismo vem com o tempo? sou autodidata e ainda não consigo explorar bem esta técnica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo!

      Realismo é com o tempo e com muito exercícios. Eu também sou autodidata, e depois de 6 anos fazendo arte, ainda não cheguei onde quero chegar, e talvez eu nunca chegue!

      Luto dia após dia, para conseguir atingir o meu maior objetivo na arte.

      Seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  38. Olá Maurício, te admiro muito, acho seus desenhos mais que foda... Você aprendeu sozinho ou fez algum tipo de curso ? Eu também desenho, desenhos realistas ( tento) mas não fica tão bom como os seus... Meu MAIOR sonho é desenhar como você ou parecido hehe. Você demora quanto tempo para fazer um desenho desses? Queria um contanto com você, para que eu possa te mostrar meus desenhos e você me dar algumas dicas! Você tem alguma coisa para que possamos conversar?
    MAIS UMA FEZ PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellerson!

      Fico super grato com seu elogio e admiração com minhas artes. Tudo que aprendi, foi sozinho amigão, sou autodidata. Cada desenho que faço possui um tempo médio para fazer, então isso pode variar muito em cada arte.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Olá Mauricio,meu nome é Alessandra, sou sua fã,desde 2014 venho fazendo un desenhos bem legais,mais sempre com o auxilio de seu site,queria saber o que vc acha de desenhos realistas,quero aprender!
      Pessoas na minha família dizem que ser artista é bobagem e que ñ devo ter o sonho de ser artista....
      Queria saber o que vc acha!
      Muito Obrigado

      Excluir
  39. Parabéns Maurício pelo dom e pela dedicação. Vc é um artista!!! Sou profe de Arte e nunca vi nada assim, claro, sempre temos alunos que desenham bem, mas não assim. Acredito que quanto mais vc desenhar melhor vai ficar, é assim em tudo, e talvez por isso não temos mais pessoas como vc, hoje os jovens não querem compromisso com nada. Mais uma vez parabéns e continue divulgando seu trabalho ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciara!

      Fico super grato com seu elogio e admiração pelas minhas artes. Amo arte, pois isso acredito que a "ARTE VALE APENA PELA ARTE".

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  40. Olá Maurício fiquei encantado com os seus desenhos são fantásticos. Eu tambem desenho mas só agora depois de ter visto os seus desenhos foi que eu me interessei por fazer desenhos realistas. Eu gostaria de saber se o papel técnico canson creme é bom pra fazer desenhos realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio!

      O papel é você quem escolhe, eu particularmente prefiro papeis brancos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. TENHO 13 ANOS E QUERIA SABER SE VC DA CURSOS E ONDE?

      Excluir
  41. Amo desenhar e adorei os seus desenhos realistas mas pra mim q so nova nesse tipo de desenho como faço pra melhor apreender as técnicas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O primeiro passo é você comprar os materiais que aqui no blog eu informo. O segundo passo é você treinar, treinar e treinar muito, desta forma com o tempo você terá grandes resultados com seus futuros desenhos. Nunca desista! Nunca!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  42. amei seus desenhos. bom eu desenho, mas ainda não fiz nenhum curso, e o que sei,bom, aprendi olhando de doutros desenho.adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz Gabriela por saber que você vem conseguindo grandes resultados só olhando desenhos de outros desenhistas. Desejo boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  43. Quais os materiais que voce usa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A lista de materiais, você pode encontrar visitando este link: http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com.br/p/desenhos-p.html

      Excluir
  44. Respostas
    1. Olá!

      Obrigado amigão. Fico grato com seu elogio e seja muito bem vindo ao meu blog!

      http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com.br/p/desenhos-p.html

      Excluir
  45. excelentes trabalhos...
    Estou iniciando agora com desenhos realisticos e seus métodos citados me ajudaram bastante...
    infelizmente em minha região não encontro o material necessário para efetuar um trabalho excelente, mas tentarei fazê-lo assim mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz por saber que vem conquistando grandes resultados com seus desenhos. Co relação aos materiais, você pode pesquisar pela internet. A maioria dos meus materiais, compre pela internet em sites de materiais para desenhos.

      Fico grato com seu elogio. Boa sorte com seus futuros desenhos!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  46. Cara tu é demais acabei de entrar no mundo do realismo e ao ver seus trabalhos fico de boca aberta to aprendendo com um lrofessor que é da paraiba mais ele aprendeu com o nelvis tu é fera a foto do perfil é um dos desenhos que ele fez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Carlos, fico feliz por saber que esteja se dedicando Fico super grato com seu elogio e seja muito bem vindo ao meu blog. Boa sorte com seus futuros desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  47. valeuuuuu..... parabéns muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado e seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  48. Parabéns pelas explicações. Eu leciono Artes no Ensino Fundamental e os alunos ficam impressionados com alguns desenhosque elecostumam ver na internet, e sempre perguntam como foram feitos. Visitei sites com a propaganda muito bonita: descubra o segredo disso ou daquilo, mas tratava-se apenas de propaganda para venda de curso, não havia uma única dica. Eu também tenho blog, e penso que o mais importante é a gente compartilhar algum conhecimento com as pessoas. Continue sempre assim, pois nem todas as pessoas, principalmente crianças do interior que estudam em escolas públicas, poderão adquirir cursos pagos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom Yara, fico feliz em saber que você também contribui com a arte. Fiz este blog exatamente para ajudar os iniciantes a conquistarem mais resultados com seus futuros desenhos e isso para mim, é muito gratificante. Espero de fato ajudar também os seus alunos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  49. mauricio eu posso usar lapis ou lapiseira 0,5 qualquer para eu fazer os desenhos ou precisa ter material especifico? para eu progetar uma sombra eu posso usar papel higienico ou algodao?
    quando entrei no seu blog fiquei inprecionada com seus desenhos , eu tenho muita dificuldade em fazer um rosto realista eu sigo suas dicas mas ta complicado de fazer eu n sei fazer a pele,o cabelo, os olhos e principalmente a boca o q devo fazer nesse momento? quando eu for fazer desenhos eu posso usar papel sufite e parel cartaz para fazer ou tem que ser ou papel especifico para desenho?

    adorei suas obras e muito talentoso! quando puder responda minha pergunta!
    parabens pelas obras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você não precisa de materiais específicos para se fazer um ótimo desenho. Isso vai depende muito da sua disponibilidade recursos para poder adquirir materiais importados. Porém, isso não significa que com um lápis, uma borracha e um apontador, você não consiga atingir bons resultados com seus desenhos. O mais importante é ter foco, e a partir disto, você verá grandes resultados com o tempo. Com relação aos materiais, você pode encontrar a lista de materiais aqui mesmo no blog.É só você ir até o menu, e clicar em Materiais.

      Siga as dicas do blog, e com o tempo verás grandes resultados. Veja vídeos também no You Tube. Ele costuma ajudar muito, quando alguém esta com dificuldades.

      Boa sorte!

      Excluir
  50. mauricio posso usar lapis de qualquer marca para fazer desenhos ou precisa ser lapis especifico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode ser de qualquer marca. O que vai fazer o resultado de um desenho ficar bom, é a sua força de vontade e a sua determinação. Lápis podem ajudar, mas não será de nada se você não exercitar o seu talento. Você pode encontrar a lista de materiais também aqui no blog, é só você ir até o menu Materiais.

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  51. Quais as cores para fazer a sombra de um objeto?

    ResponderExcluir
  52. Gostei dos seus trabalhos. Você tem bons resultados com o lápis de cor aquarelavel ?

    ResponderExcluir
  53. Bem eu acho que foi bem explicito. Adoro desenhar apenas com lapis mas não tenho muito talento para isso e estou sempre a pedir á minha irmã para me ela me ensinar a desenhar mas ela diz que não que não pode ensinar mas agora já não preciso de lhe emplorar, agradeço imenso ter partilhado isso com todos.
    Beijinhos
    Marta

    P.S.- você parece ser uma pessoa muito
    simpática. :)

    ResponderExcluir
  54. Nossa muito legal. Adorei e gosto de técnicas de pinturas . Já vi várias para me inspirar e também para pintar o meu livro o jardim secreto. E meu nome é nicole.

    ResponderExcluir
  55. MUUITO OBRIGADA, Isso vai me salvar muito <3

    ResponderExcluir
  56. E muito bom para quem estudando arte e Luz e sombra. Meiiii m uinto mais muinto💓👄💓💋💓

    ResponderExcluir
  57. E muito bom para quem estudando arte e Luz e sombra. Meiiii m uinto mais muinto💓👄💓💋💓

    ResponderExcluir
  58. Ótimo post, me ajudou demais. Parabéns pelo trabalho incrível !

    ResponderExcluir
  59. Ola. Parabéns. Amigo não entendi o lance do papel higiênico. Pode explicar melhor?

    ResponderExcluir
  60. Muito bem explicado, parabéns pelo trabalho!Seus desenhos são incríveis tbm ;)

    ResponderExcluir
  61. Ficou very good, cara. Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde, muito bom teu trabalho, me encantei!!
    vc poderia me dizer que folha usa para os rostos realistas?
    qual a gramatura e se é bem lisa, qual marca poderia usar?
    obrigado
    simone

    ResponderExcluir
  63. Muito bem explicado o conteúdo, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas