Desenhar é uma habilidade para poucos?


Por que desenhar é uma habilidade para poucos





Você já percebeu que algumas pessoas têm mais facilidade para desenhar do que outras? Pesquisadores das Universidades do Brooklyn, Londres e Cidade de Nova York explicam o porquê.

De acordo com o site Live Science, os pesquisadores descobriram que existem três fatores que podem influenciar a habilidade que um indivíduo possui de desenhar figuras de forma realista: a maneira como ele percebe a realidade, sua memória com relação à informação visual e quais elementos ele seleciona para desenhar.

Segundo os estudos, pessoas com dificuldades para desenhar não veem o mundo como ele realmente é, percebendo de maneira equivocada aspectos como o tamanho, forma ou cor dos objetos. Curiosamente, essas interpretações errôneas também nos ajudam a entender o mundo, por exemplo, quando percebemos objetos mais distantes como sendo menores. Isso ocorre porque os nossos olhos enviam informações enganosas ao nosso cérebro.

Percepção visual aguçada

Aparentemente, indivíduos com mais habilidade para desenhar parecem conseguir contornar os equívocos percebidos por nosso cérebro e interpretar o que seus olhos realmente estão vendo. Essas pessoas são capazes de se lembrar de determinadas relações — como ângulos e proporções — dos objetos, além de focarem melhor tanto nas proporções como nos detalhes isolados. Além disso, artistas habilidosos conseguem selecionar melhor quais elementos do objeto original devem ser incluídos no desenho.

O mistério, de acordo com os estudos, parece residir nos detalhes, e os pesquisadores ainda estão tentando entender os mecanismos que interferem na habilidade de desenhar melhor. Mas, se você faz parte da turma que não consegue nem desenhar uma casinha direito, não se aflija.

Segundo os pesquisadores, existem poucas habilidades que não melhoram com a prática e, embora alguns de nós tenhamos predisposição para desenhar melhor, os menos afortunados podem aprender alguns truques para contornar a falta de habilidade. Além disso, os pesquisadores dão algumas dicas para melhorar nossos dotes artísticos:

  • tente dimensionar o desenho para que ele caiba em uma folha de papel;

  • posicione o objeto de forma que seja possível visualizar suas proporções com relação ao espaço onde este se encontra;

  • fique atento à distância entre os elementos que compõem o objeto e suas proporções relativas;


  • preste atenção no tamanho e formato dos espaços vazios presentes no objeto;

  • imagine os limites do objeto como linhas que separam áreas mais iluminadas das que apresentam mais sombras.


    By 
    Maurício Fortunato Araújo

Comentários

  1. Oi, sempre tive facilidade pra desenho, na verdade já desenhava desde uns 3 a 5 anos de idade meus primeiros desenhos eram sempre a caneta, era sempre castelos, prédios, cidades gosto muito de arquitetura, aos 8-9 anos já sabia fazer estilização, figura fundo, sombrias... agora com 16 anos sou mais apegado a caricaturas, e desenhos de observação, quero mesmo é cursar desenhos industrial, por mais que pareça não gosto muito de pintar, maioria dos meus desenhos são a lápis, preto e branco é o que mais fica bem quando vai desenhar a face de uma pessoa, Alguns dizem que já nasci com esse dom por que pode ser genético, minha mãe desenhar e pintava tela, desde quando ela era adolescente

    ResponderExcluir
  2. A arte vale apena pela arte independente de como ela é feita.

    By Maurício Fortunato Araújo

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu não tenho tanta facilidade de desenhar, mas, tenho gosto, desenhar pra mim é uma terapia, porém, minha facilidade de percepção ao desenhar é pouca, meus dons de desenho dependem de como eu estou, tento praticar o máximo que posso, mais não é fácil. Acredito que algum dia posso fazer desenhos com o nível de detalhamento seu. Tomara rsrs
    Belo trabalho, tudo de melhor sempre!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado David.

      Fico grato com seu elogio.

      O importante é você independente de desenhar como deseja ou não, é você se identificar com sua arte e nunca desanimar ou hesitar em praticar sempre que possível. Você verá que com o tempo você conseguirá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  4. Oi! Tenho muita facilidade, principalmente para aprender algo novo. Não faço esboço para criar meu desenho certinho, na minha visão consigo diferenciar a distancia e tamanho. Demoro menos de 40 minutos para fazer uma face realista. É pouco tempo? Se eu demora-se um pouco mais eu faria mais detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudemir!

      É claro que quanto mais tempo você fica em um desenho, mais impecável ele vai ficar. Porém, esse tempo deve ser percebido antes de você estragar detalhando de mais a imagem. Tudo tem seu tempo certo e é importante você perceber isso, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  5. oi eu desenho dês dos meus 8 anos mais com o tempo parece que fui perdendo a pratica mais estou voltando a desenha achei muito lindo seu trabalho parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janiely!

      Fico feliz pela admiração que tem com minhas artes. Seja muito bem vinda ao meu blog e boa sorte em seus futuros desenhos. Abraço!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. Ola Maurício sou super seu fã,se.você pudesse me da uma ajuda,gostaria de saber como é essa técnica de fazer o esboço com a técnica de retrizes de +, no você fala no seu blog.eu já vi uma video aula de um outro desenhista bem famoso mais ele usa mesa de luz,eu fiquei meio decepcionado por achar que o cara fazia vendo o esboço. Gosto mais da sua técnica. Ficarei muito grato por quais quer ajuda. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wedson!

      Diretrizes são linhas em formato de cruz, porém isso não é uma ordem a seguir. Linhas podem ser utilizadas em cada parte de senho onde lhe dará maior precisão na hora de formar um esboço com perfeição. Com treino e dedicação, com certeza os grandes resultados com o tempo viram.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  7. Olá senhor Mauricio.
    És o Deus do desenho. Quem m dera desenhar so 20% do k desenhas. So uma perguta. Quanto tempo demoras a fazer um desnho a lápis ? Quanto tempo? Obrigado. Abraco. Kitson, Angola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Kitson,

      Fico grato com seu elogio e admiração que tem com meus desenhos. Bom com relação ao tempo, isso depende muito da complexidade de cada trabalho, ou seja, isto é muito relativo dizer. Já teve desenhos que demorei apenas horas e outros que morei dias. Isso de fato é relativo!

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  8. Olá eu gosto muito de desenhar desenho desde os meus 9 anos mas sempre fui mais para a area de animes , mangás etc é um desenho traçado tecnicamente mais facil , adimiro muito sua arte e tenho uma vontade enorme de aprender a desenhar face humana . Sera que existe algum curso para aprender as regras básicas ? Parabéns pela sua arte me serviu de inspiração grande abraço ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas