"O REALISMO DE UM DESENHO, RETRATADO EM SEUS OLHOS"

SEJAM BEM VINDOS!

Desde cedo eu fui fascinado com a realização de detalhes em meus desenhos a lápis, por isso amo recriar a vida como os vemos e conhecemos para o papel feito em grafite.

"Meus desenhos são reproduzidos com muita veracidade e autenticidade este processo que me ajudou a prestar mais atenção aos pequenos detalhes que trás o nosso físico que muitas vezes são perdidas em nossas vidas cotidianas. Estes são os momentos que eu quero capturar através de meus retratos realistas e temas inconfundíveis".


dd Eu amo traduzir a imagem que eu observo para o desenho feito a lápis e em grafite, eu tenho preferências em fazer desenhos de pessoas que trás uma grande mensagem, ou no olhar, na expressão facial, ou até mesmo com a quantidade de detalhes que a foto transmite. Durante boa parte da minha vida achei que o artista, tinha que mudar a consciência das pessoas e fazer da sua obra um instrumento dessa mudança. Hoje acho que, antes de fazer arte com esta ou aquela finalidade, você tem que fazer arte de fato, e mostrar que nem tudo começou por um acaso, e que no passado houve sim um grande significado.

Vocês podem encontrar em meu site minhas galerias de desenhos feito em grafite e também Pinturas Digitais onde hoje se tornou umas das minhas maiores dedicações. Também é possível encontrar meus vídeos onde mostro o passo a passo de como cada reprodução minha é realizada, você também pode localizar minha biografia onde falo um pouco da minha vida desde quando iniciei com desenhos até os dias de hoje. Noticias também estão disponíveis para que vocês amigos possam também participar das minhas conquistas diárias.

Interessado em um retrato encomendado de seu amado ou de alguém querido que você quer presentear ou animal de estimação? Por favor, envie-me os detalhes (tamanho e médias empresas), e também incluem uma foto de referência para que eu possa dar-lhe um preço específico.


Maurício Fortunato Araújo

Desenhando Corpo Humano

  • Método 1 de 2: Visões Frontal e Lateral



1 Esboce a estrutura de uma figura humana. Se você quiser desenhar de forma mais realista é altamente recomendável aprender sobre a anatomia humana e sobre proporção.



2 Esboce as formas do corpo para dar volume à figura humana.


3 Esboce os detalhes da figura humana usando as formas do corpo como guia.


Desenhe os contornos sobre o esboço para terminar



Apague e remova as marcas dos esboços.


Acrescente a cor básica da figura. 



7 Acrescente sombreamento, se necessário.


Método 2 de 2: Desenhar Usando Perspectiva



1 Perspectiva é a aparência de um objeto tridimensional menor do que seu tamanho real, dependendo da posição do observador. Por exemplo, a imagem mostra como é um cilindro visto de lado, e como ele parece menor quando uma de suas extremidades está virada para o observador de forma a ser possível enxergar somente a extremidade circular.




2 Esboce a estrutura da figura humana. Perceba que o braço direito e a parte superior da perna esquerda parecem menores, pois estão apontadas para o observador.



3 Esboce as formas do corpo para dar volume à figura humana. O mesmo princípio de proporção é aplicado ao braço e à perna, pois foram usados cilindros para compô-los.


4 Esboce os detalhes da figura humana usando as formas do corpo como guia.


Desenhe os contornos sobre o esboço para finalizar.


6 Apague e remova as marcações de esboço.


7 Acrescente a cor básica.


8 Acrescente sombreamento, se necessário.



  • Dicas


  • Quanto mais você praticar, melhor será!


  • Delimite os espaços de antemão e certifique-se de que todas as proporções estão corretas antes de partir para os detalhes. Você não vai gostar de ter investido grande esforço em detalhar os olhos para depois perceber que um deles está mais elevado que o outro.



  • Para verificar se as proporções estão corretas, olhe para a imagem de cabeça para baixo. Esta é ótima dica para quem busca precisão.



  • Compare porções do corpo com outras. Um dedo ou um lápis podem ajudar como marcadores. Simplesmente olhe um pouco afastado para a imagem, com um olho fechado, para determinar se ela está espaçada corretamente.



  • Quando estiver desenhando um corpo feminino lembre-se de que mulheres possuem ombros menores do que homens. É um erro comum desenhar mulheres com ombros muito largos, bem como com ombros pequenos demais. Observe as proporções enquanto desenha para garantir que está mantendo a anatomia em equilíbrio.
  • Olhe no espelho a pose que você está desenhando. Sempre procure por membros fora de proporção em relação a outras partes do corpo.





  • Materiais Necessários
  • Lápis (o mecânico foi usado neste exemplo)
  • Papel
  • Régua





Um comentário:

  1. :q Me ajudou muito! Eu meio que estou no nível de iniciante, misturo as técnicas básicas que voc~e mostra com um pouco dos mangás, que uso como base para alguns modelos e também porque foi uma dica do meu professor para começar o curso dos seus desenhos realistas. :D

    ResponderExcluir