"O REALISMO DE UM DESENHO, RETRATADO EM SEUS OLHOS"

SEJAM BEM VINDOS!

Desde cedo eu fui fascinado com a realização de detalhes em meus desenhos a lápis, por isso amo recriar a vida como os vemos e conhecemos para o papel feito em grafite.

"Meus desenhos são reproduzidos com muita veracidade e autenticidade este processo que me ajudou a prestar mais atenção aos pequenos detalhes que trás o nosso físico que muitas vezes são perdidas em nossas vidas cotidianas. Estes são os momentos que eu quero capturar através de meus retratos realistas e temas inconfundíveis".


dd Eu amo traduzir a imagem que eu observo para o desenho feito a lápis e em grafite, eu tenho preferências em fazer desenhos de pessoas que trás uma grande mensagem, ou no olhar, na expressão facial, ou até mesmo com a quantidade de detalhes que a foto transmite. Durante boa parte da minha vida achei que o artista, tinha que mudar a consciência das pessoas e fazer da sua obra um instrumento dessa mudança. Hoje acho que, antes de fazer arte com esta ou aquela finalidade, você tem que fazer arte de fato, e mostrar que nem tudo começou por um acaso, e que no passado houve sim um grande significado.

Vocês podem encontrar em meu site minhas galerias de desenhos feito em grafite e também Pinturas Digitais onde hoje se tornou umas das minhas maiores dedicações. Também é possível encontrar meus vídeos onde mostro o passo a passo de como cada reprodução minha é realizada, você também pode localizar minha biografia onde falo um pouco da minha vida desde quando iniciei com desenhos até os dias de hoje. Noticias também estão disponíveis para que vocês amigos possam também participar das minhas conquistas diárias.

Interessado em um retrato encomendado de seu amado ou de alguém querido que você quer presentear ou animal de estimação? Por favor, envie-me os detalhes (tamanho e médias empresas), e também incluem uma foto de referência para que eu possa dar-lhe um preço específico.


Maurício Fortunato Araújo

Desenhos Realistas de Maurício Fortunato Araújo

Materiais Desenhos





Desenho para iniciantes (Introdução)



Você sabe o que é desenho artístico?


 Podemos utilizar o desenho para várias finalidades distintas, seja para um projeto de arquitetura, para entregar a um amigo ou ainda para expressar todos os sentimentos presos em você em determinado momento, por exemplo. Dependendo da situação, se usa um tipo diferente de desenho.


Mas, o que é um desenho artístico, afinal?


Como temos várias finalidades distintas, para algumas delas temos o desenho artístico. Diferentemente do desenho técnico que é usado para mostrar com exatidão como ficará um projeto depois de pronto, seguindo algumas normas técnicas etc., no desenho artístico não há a preocupação com normas, pois, tudo que é colocado no papel é, simplesmente, a forma como o artista enxerga o mundo. No desenho artístico é possível que o artista exprima todos seus sentimentos ocultos da maneira que preferir.


Neste tipo de desenho, o autor pode desenhar como preferir, não precisando que algo pareça real, é a maneira como ele vê suas ideias e sentimentos e não como os outros as veem. No desenho artístico podemos utilizar qualquer tipo de papel, além de lápis, carvão, lápis de cor, entre outros. Cabe ao autor do desenho escolher quais materiais conseguem suprir as necessidades daquele determinado momento.


Você sabe o que é DESENHOS REALISTAS? 


Há aqueles que prefiram os Desenhos-Realistas que mostram a realidade nos seus mínimos detalhes como os meus desenhos que podem ser visulizados na pagina de galerias de desenhos. Quem utiliza esta técnica, normalmente estudou bastante até chegar neste resultado, contudo, não pense que as outras técnicas não precisam de estudo. Todas elas necessitam estudar muito, pois, por mais perfeito que tal desenho seja, a cada novo pode-se aprender mais.
Mesmo que seu desenho não retrate a realidade como realmente é, é importante conhecê-la bem antes de desenhar, pois, para sabermos o que não é real precisamos de referências sobre o que é real. Além, disso o irreal muitas vezes reflete o que o autor gostaria que fosse realidade ou como o próprio vê o mundo, a vida, etc.

desenho artístico ainda se diferencia da ilustração, pois, esta última, normalmente, tem que seguir um briefing e é voltada para o comércio.  O desenho  faz uso de qualquer  instrumento que possa marcar um meio bidimensional. Instrumentos comuns como grafite, lápis, caneta e tinta, pincéis com tinta, lápis de cor de cera, lápis de cor, carvão, giz, pastel, vários tipos de borrachas, marcadores, canetas e vários metais (como as canetas pena, que tem a ponta de metal ou aerógrafo).  


Materiais para desenhos mais progredidos

Lápis graduados: HB, B,H, 2B,4B, 6B,7B,8B,9B ( Você não precisa ter todos, mas pelo menos uns 2 ou 4 (2B, 4B, 6B,8B)

1 Lapiseira 0,5

v 3 Esfuminho 2,3,4

1 Borracha limpa-tipo

1 Borracha branca Plástica        

1 Um apontador ou estilete

1 Bloco de papel com 140g/m² ou 200g/m²  ou  240g/m².

OBS: É preciso que você tenha sempre pastas catálogos A4 e A3 ou A2 para conservar os seus desenhos, mesmo aqueles que em sua opinião não ficaram tão bons, mas eles serão formidáveis na comparação da sua evolução dos desenhos posteriores. 

 Materiais básicos e necessários para os artistas: 

Materiais para Desenho  



 Eu uso essa Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm. Cor: AZUL. Pega e clips em alumínio. Indicador de grafite e borracha na tampa interna, produto importado usado para diferentes áreas de um desenho. Ele vêm a calhar com detalhes finos e áreas apertadas e também onde exige maior concentração de texturas e sombras.


Lápis Staedtler Lumograph Mars






















Eu uso os Lápis Staedtler Lumograph Mars e eu não iria mudá-los para qualquer outro tipo. Eles são resistentes e não quebram facilmente, estes são para planejar  desenhos altamente detalhados e com muita textura. Esses lápis podem variar em 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B













Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura. 

“B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
 Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média



Eu uso 2b e 4b para misturar e combinar e ver como funciona de acordo com o estilo do desenho de acordo com o que você está tentando alcançar. Eu uso 2b para tons de pele que me permite estabelecer áreas de luz e eu uso 4b para misturar tons mais escuros, como o 5b, 6b,7b,8b e 9b.



 Boleador









Nesta imagem acima vocês podem visualizar com nitidez onde esta marcada com uma seta em velho de como um boleador é utilizado mostrando o efeito que causa em um Desenho em grafite
Vocês podem visualizar pequenos riscos na toca no desenho. Perceba como eles são rudes e ao mesmo tempo suaves. O boleador cria pequenos sulcos ou valeiros no papel (Deve ser um papel de maior gramatura que o papel sulfite) , desta forma, quando incidimos o lápis ou esfuminho no desenho, as pequenas valetas feitas pelo boleador não são pintadas ficando como pequenos fios brancos.
O emprego do boleador poderá ser muito diversificado, vai depender um pouco da sua capacidade criadora. Vou explicar como utilizo o boleador,
Nesse desenho onde havia muitos fios brancos e muitos detalhes na toca, e antes de começar a passar o grafite, ou seja, o lápis na parte do cabelo foi onde eu utilizei o boleador para fazer os riscos referentes aos fios brancos, assentando força o suficiente para fazer as valetas. Lembrando que é necessário primeiro fazer os riscos brancos antes de começar a passar o grafite por cima. Devemos ter cuidado quando for utilizado o boleador, pois exige de sua paciência muita dedicação nos traços para não fazer os riscos não ficarem tremidos ou tortos, atente-se a fazer o mais paciente e regular possível. 

 Caso tenha ficado alguma dúvida ou você conheça outra utilidade no desenho realista, favor comentar abaixo.
Estes são usados ​​para a mistura de grafite, eles são uma grande ferramenta para obter transições suaves da escuridão para a luz. Nunca, nunca, nunca use o dedo para misturar grafite porque a lubrificação oleosa que temos nos dedos podem causar rasuras imperdoáveis no papel. Obter estes pequenos pontos é a pior coisa em um desenho, praticamente impossível de remover.


Tocos e Esfuminhos


--**--

Na imagem abaixo eu estou utilizando o esfuminho 3 para sombrear as apartes onde é necessário a maior precisão de textura na pele Skin na imagem.  



--**--


Abaixo estou utilizando a Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm para fazer pequenos riscos que darão a impressão de ser fios de cabelos, barba do skin. É necessários riscos fortes para deixar a barba dele bem realista assim quando for observados por outras pessoas, causará a leve impressão de uma imagem fotografia que por sinal é muito diferente do desenho artístico


--**--



Nessa imagem abaixo já estou quase finalizando o desenho, foi importante observar bem a imagem para traduzir um aspecto mais realista em meus desenhos, com toda a certeza isso trará mais confiança quando for traduzir suas próximas artes realistas. 


--**--


Nessa imagem já estou utilizando o lápis da Staedtler Lumograph 2b para fazer o sombreamento da vestimenta do skin, é necessário que tenha muita calma nessa hora para não deixar nenhum detalhe escapar. Para traduzir uma imagem realista com o grafite ou lápis é necessária muita paciência e muita dedicação. Não é possível chegar a esse resultado em poucos dias ainda mais se você for um iniciante, você tem que se dedicar só assim conseguirá com o tempo esse mesmo efeito em seus desenhos. 




--**--


Desenho Finalizado




Borrachas

                                                                     

         
O nome limpa tipos vem do termo tipos, que é o nome dado à letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partículas menores sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável.

A borracha plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se necessite.

A caneta borracha e a caneta borracha circular é útil para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Confio que seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da característica de cada artista.


Papel


  

O papel mais utilizado pelos desenhistas é Papel tradicional Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: Fabriano que acabou recebendo grande destaque por traduzir em sua gramatura mais firmeza para fazer desenhos impecáveis. Vale a pena fazer testes para descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.


Iluminação

















Não poderia deixar de falar da importância da iluminação do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminária. Existem vários detalhes na imagem que só podem ser vistos com uma boa iluminação. E, além do mais, ela preserva sua saúde, pois o ambiente pouco iluminado fará com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmológicos pelo fato de se passar muitos horas no exercício do desenho.


40 comentários:

  1. muito bem explicado.. gostei.. so uma duvida? eu sou amador no desenho realista. entao a maneira k uso para ampliar um desenho ou seja uma fotografia.. utilizo pantografo.. existe alguma outra forma ou tecnica de se ampliar ou reduzir fotos ou desenhos.. para depois sim começar a desenhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido meu blog. Existem sim várias formas de traduzir uma arte realista que exige certo tipo de esboço. Primeiro é necessário que você pratique e estimular a sua visão artística, por que parte dela será necessário para você conseguir traduzir um Desenho Realista. Nesse link eu conto um pouco sobre a técnica de esboço mais comum e mais utilizado para fazer um rosto humano. http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com.br/p/existem-muitas-formas-de-desenhar-um.html

      Eu particularmente me identifiquei utilizando o esboço conhecido como diretrizes em forma de CRUS +. Eu faço um risco reto na horizontal e outro na vertical, e utilizado muitos cálculo de distancia para desenvolver uma arte realista com proporções perfeitas. Em breve será disponibilizado meu DVD onde mostrei o passo a passo, para fazer um desenho realista.

      Excluir
  2. Admiro Dmaais seu trabalho, tenho uma duvida: No papel Canson , existe dois lados dele que tem textura diferente, um liso, e outra mais aspero, qual é o certo de usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por admirar minhas artes realistas Emilio. Não existe o melhor lado a ser utilizado. Os dois lados possuem gramatura diferente, a mais lisa é utilizado para fazer desenhos que não exige muita textura, como por exemplo fazer uma pele de bebê, pois a pele de uma criança não tem muitos detalhes como a de um adulto. Agora se você quiser fazer um desenho que exige muitos detalhes como um rosto de um idoso que possui muitas marcas e poros ou até mesmo rugas, a melhor gramatura a ser utilizada é o lado mais poroso, ou seja, a que possui maior gramatura.

      Maurício F Araújo

      Excluir
  3. poxa Mauricio eu estou muito feliz com seu super é mega trabalho ,,,e com sua
    colaboração com as pessoas q estão aprendendo ou tentando aprender ,,,vlww msm,,,
    pq pra mim o bom professor é aquele q ensina o q se aprendeu e o q conquistou por si msm,,e vc é esse bom professor desejo muitas felicidades e conquistas em sua vida e em seu lindo lado artistico!!!parabénsssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Claudemir. Faço o possível para ajudar quem esta precisando.

      Seja bem vindo ao meu blog!

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  4. Muito bom seus desenhos,estou começando agora ,estou na duvida do fabriano tem verios tipos deles ,tem um que vi FABRIANO 5 300g/m2 50X70 ,queria saber tem 2 folha para escolhe hot press ,cold press quero sabe qual posso escolhe para deixa os bem realismo como seus?dizem tem que escolhe a gramatura certa tipo isso?deste ja grato sou seu fã;obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dan. Fico contente com seu elogio^^

      A melhor gramatura para se trabalhar com o Fabriano é 200g ou 220g. O Fabriano não tem muita diferença do Canson. A unica diferença é que o Fabrino é um papel importado utilizado mais pelos profissionais da area.

      Maurício Fortutato Araújo

      Excluir
  5. obrigado Maurício pelas dicas um rapaz além de habilidoso não tem segredos mto obrigado, e outra duvida quais graduaçoes foi usado para o tom de pele do Jensen Ackles um desenho hiper realista^^grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram utilizados o H,2B,3B,4B e o 6B.

      No menu APRENDER A DESENHAR, eu deixo bem explicado como foi feito o Jesen.^^

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. Eae Maurício,Blz? primeiro quero parabeniza-lo pelo seu trabalho, seus desenhos são fantásticos, você tem um grande talento e pelo que percebi lendo sua história também tem muita dedicação. Segundo quero agradecer por sua nobreza em dividir esse conhecimento, como materiais e dicas importantes pra quem tá começando a aderir a técnica do realismo, isso faz de você uma pessoa que venho admirar. Busquei diversas informações pela internet, já que é um meio alternativo de obter respostas, e foi muito difícil, não sei porque as pessoas omitem as técnicas, isso não faz diferença no meu ponto de vista, tudo depende da dedicação para evolução, então porque não compartilhar, guardar esse segredo não a fará melhor, e você me surpreendeu, muito obrigado, estou acompanhando seu blog agora. Tenho algumas dúvidas, por exemplo, tonalidades mais escuras como cabelo, roupas qual lápis usa? você usa lápis branco? minha borracha plástica não faz fios de cabelos (brilho), você usa a caneta borracha para isso? Se puder esclarecer ficarei muito grato... Forte abraço.. e um grande sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!

      Fiquei super grato com seu elogio. De fato o que você disse tem toda a razão. Tem muitos artistas plásticos, ou seja, desenhistas que não gostam de dividir o que aprendeu com o tempo. O bom de tudo que nem todos costuma agir e pensar como a maioria.

      Com relação a tonalidades escuras como o cabelo, é necessário sempre exercitar sua observação. Os lápis são os mesmo e não a alteração, ou seja, grafite puro. Meus desenhos não são chapados, eles são feito fio a fio, não gosto de fazer rabisco quando a intenção é deixar real. Então é necessário também praticar e exercitar. Não utilizo lápis branco, o que eu utilizo é borracha mono zero. Ela é ótima para fazer fios de luz. Também utilizo o boleador que também é muito importante para criar valetas no papel.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  7. Não consigo desenhar barba , alguma ideia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia.

      Não a segredos para desenhar barba, é só você fazer pequenos riscos cuidadosamente com lápis ou grafite. É preciso de paciência.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  8. Olá mauricio araujo mais uma vez te elogio , porque voce mereçe por que alem de ser muito talentoso voçe dividi suas tecnicas , e se voçe puder me tirar uma duvida eu ficaria muito grato, bom a minha duvida é como eu faso para estimular minha visão artistica para na hora de fazer o desenho fike indentico a fotografia , estou grato por seus ensinamentos ,,^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.

      Para estimular sua visão, é necessário uma observação intensa antes de iniciar qualquer tipo de desenho. É importante também você estimular a sua pratica com o desenho, pois não adianta só estimular sua visão sem você se quer ter talento para desenhar. É importante você se identificar com o que você faz e a partir do momento, você irá conseguir grandes resultados com o tempo.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  9. vc vende esse materias tbem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vendo materiais.

      Você pode encontrar materiais nos seguintes sites:

      www.oprojetista.com.br
      www.companhiadopapel.com.br
      www.casadoartista.com.br


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  10. onde vc pega essas fotos legais com bastante detalhes para desenhar?como o da Elfa, o olhar do menino, o menino da África, Homem Sikh , BAIANA etc...

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Maurício Fortunato Araújo8 de setembro de 2013 06:09
      Olá.

      Algumas fotográficas são pesquisadas no google. Não existe um site oficial onde pego as fotografias para desenhar. Apenas adiciono as características do que quero desenhar em pesquisa, para encontrar. Outras fotografias são de minhas autorias.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  11. Cara, você é um gênio, adorei seu trabalho. Mas tenho duas dúvidas: Estou começando a desenhar no estilo realista, e sou totalmente apaixonada por desenhar olhos. Queria saber se realmente é indicado usar chumaços de papel (Ou algum outro material, que não o esfuminho, que eu achei complicado e difícil de usar, além de borrar de mais o desenho) para dar o toque final nas sombras e luzes de um desenho. Realmente, as vezes sinto que é isso que falta para dar vida ao meu desenho. E queria saber também qual a maneira mais recomendada de desenhar uma boca, que eu acho complicada. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maryana. Fico super grato com seu elogio e admiração com minhas artes realistas. Seja muito bem vinda ao meu blog!

      Bom, o importante você se identificar com materiais específicos para cada tipo de técnica. Eu não indico nada mais além do que utilizar o esfuminho. O esfuminho é super importante em qual parte do desenho realista. Você já viu um vídeo meu onde eu faço um desenho de um olho realista? Da uma olhada no link abaixo, tenho a certeza que vai te ajudar muito. ^^

      http://www.youtube.com/watch?v=L6ghl1H-JQ8


      By Maurício Fortunato Araúo

      Excluir
  12. Mauricio, amo tua arte! teus desenhos são maravilhosos!

    Sou maquiadora e quero desenhar uns croquis de maquiagem e gostaria de saber qual tipo de lápis de cor vc me indicaria...Estou querendo adquirir o Lápis Pastel Pitt da Faber Castel...pastel seco..estojo com 60 cores...vc acha que ele seria bom para esse tipo de trabalho ou me indica algum outro?

    Abraços,

    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena! Fico super grato com seu elogio e admiração.

      Eu indico sim você comprar esses materiais, e também indico você comprar Faber Aquarela, pois ele é mais granulado e ajudar com o esfuminho fazer sombras como se você tivesse maquiando mesmo o rosto de uma pessoa. O pastel também é importante você ter, o seco mesmo. E é ótimo para misturar cores e fazer cores incrível e do jeito que você gosta. O importante é você tentar e só assim você vai saber se funciona ou não, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  13. olá Mauricio tudo bem?,estou acompanhando alguns trabalhos seus, na verdade suas obras porque você é um verdadeiro artista,gostei muito de visitar seu site e assistir alguns videos com desenhos seus,eu sempre gostei de desenhar desde os 13 anos,mas hoje não tenho muito tempo,mas mesmo assim continuo desenhando e se aperfeiçoando cada vez mais, faço caricaturas de amigos onde trabalho e alguns desenhos,como mangá, entre outros para descontrair um pouco,os amigos sempre me pedindo para fazer um desenho ou caricatura...isso quando me sobra um tempo, e hoje busco essa parte em fazer desenhos realistas, rsrsrrs..,mas meus parabéns pelo seu grande e maravilhosa arte. admiro muito seu trabalho PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Gildo. Fico super feliz com seu elogio e admiração.

    O importante é não desistir. "A ARTE VALE APENA PELA ARTE"


    By Maurício Fortunato Araújo

    ResponderExcluir
  15. Como que desenhar dente e boca , olho e nariz realista retrato ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José. É só você ir no menu aprender a desenhar, que você vai entender tudo isso.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  16. Gostei muito do seu blog, e também dos seus desenhos. Mas eu gostaria muito de umas dicas para conseguir desenhar pessoas, eu consigo fazer flores e animais, mas não consigo desenhar pessoas, muito menos realistas a ponto de serem comparados aos seus. E ficaria muito agradecida se você me ajudasse a desenhar pessoas. Obrigada, e parabéns, você desenha muito bem e seu blog é ótimo!
    Ass: Maria Ísis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É importante que você inicie seus desenhos com exercícios nas postagens que eu posto de como aprender a desenhar. Você tem a opção de ver vídeos no youtube que também pode te ajudar muito. Em breve vou lançar um dvd de aulas de desenhos. Também vai te ajudar muito.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. Maurício, gostaria de te parabenizar primeiramente pela atenção, carisma e paciência com que responde aos teus "alunos" e "admiradores", digamos assim. Também pelo teu talento, amor e dedicação pela arte. Sou uma amante da arte. Meu avó era desenhista, minha mãe é desenhista de mão cheia, meu irmão: todos só de feeling mesmo, sem técnica e estudo. Eu também me arrisco um pouco, também só de feeling, mas gostaria muito de me dedicar a esse "dom genético", hehe! Com certeza serei mais uma seguidora tua. Tu me fizeste lembrar de uma frase que não lembro o autor, mas que sempre carrego comigo: "Tudo que guardamos para nós perdemos uma dia, tu que doamos conservamos para sempre." Isso vale também para o conhecimento. Com certeza tu estás fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive na minha!!! Abraço!!!
    Ah! Se puder me adiciona no face e dá uma olhada nos meus desenhos. São beeem amadores, ainda mais comparando-os aos teus, mas podes me dar uma opinião ou simplesmente para lembrar como tu desenha ótimamente bem! kkk
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lindsay. Fico super feliz com seu elogio!

      Seja muita bem vinda ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. oi, gostei do seu trabalho,bem explicado me ajudou bastante, mais tenho duas perguntas: onde encontro esses materiais? e qual a melhor parte para se começar um desenho?.. obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelson.

      A melhor parte para se começar um desenho é fazendo o esboço. É importante que você leia atentamente cada tutorial para poder entender.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  19. Oi, gostei bem explicado, vai ser muito útil para mim na faculdade suas dicas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostou Vanice. Bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  20. cara gostei muito dos seus desenhos gosto tbm da forma que vc explicou como usa os materiais e tals muito bem explicadin e isso me ajudou bastante pq eu desenho tbm apesar d naum ser muito bom estou evoluindo bastante ja to quase conseguindo desenhar umas pessoas. vlw pela explicação la cima me ajudou bastante msmo. ^^ fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que bom que você leu Wesllem. Seja muito bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  21. inacreditável, o cara faz isso a mão livre!!!! Isso sim é um TALENTO!!!!

    ResponderExcluir
  22. Cara, você finaliza o cabelo com uma lapiseira, seria a Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm ??? fica tão preto que parece caneta!!!!

    ResponderExcluir