Aprendendo a desenhar Rostos e Faces





Como desenhar Cabeças e Faces do rosto



Durante parte da minha vida, para eu conseguir uma estrutura melhor de como fazer um esboço de uma cabeça humana. Tudo que eu aprendo foi sozinho e isso me tornou um autodidata, porém nem todos tem a mesma habilidade que eu tive em traduzir um esboço realista.

A estrutura do rosto humano é muito importante quando vocês forem fazer. O Desenho da cabeça inicia com a introdução de um método simples para a construção da cabeça, para aprovação que todas as soluções estejam colocadas impecavelmente.








v  1 - Instruções


Hoje a muitas formas de desenhar um rosto, assim como muitos ângulos. Para iniciar, você precisa aprender a desenhar o rosto frontal e lateralmente. As variações e perspectivas vêm com o treino e aprimoramento. Vamos começar pelo rosto frontal.

Procure fazer todos esses desenhos a mão livre, já que de início você irá exercitar. Para arte final ou para detalhes mais precisos, você pode usar réguas e outras ferramentas, mas exercitando a mão livre inicialmente, você não cria vícios com elas e ainda aprimora sua coordenação motora.
Desenhe um Circulo com o compasso. Divida-o ao meio e depois em quatro partes horizontalmente. Essa é a marcação do rosto. Os olhos ficam no meio do rosto e segue uma métrica particular, a distância entre eles é a mesma medida de um olho, e será do tamanho do nariz.

Para o nariz, faça um círculo ladeado por dois círculos menores, isso serve para te guiar na hora de fazer o arredondado do nariz e as narinas. A boca vem logo abaixo, lembrando que devemos definir menos a boca masculina, com poucos traços. Já a boca feminina deve ser feita com mais detalhes sempre, mas não de forma exagerada.

As orelhas começam na mesma altura que a sobrancelha e terminam na altura do nariz. A raiz do cabelo começa no primeiro traço horizontal que divide a cabeça.




2 – Rosto Lateral






Para um rosto lateral, desenhe um circulo com o compasso, e  com a linha vertical passando em uma das laterais, essa linha demarca a face do personagem. Depois faça um circulo mais circunferência, ou seja, menos alongado, para definir a cabeça. Ele deve fazer uma intersecção com o circulo inicial. Nesse caso, você deve tomar cuidado com a posição dos olhos, pois totalmente de lado nós só vemos um olho da personagem e podemos desenhá-lo como um triângulo deitado bem próximo da linha vertical. A orelha segue a mesma métrica, mas agora é ligeiramente inclinada para trás, enquanto o nariz é quase um triângulo.


3 – Construção dos Ângulos


O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no inicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:





A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Conseguiu entender?









Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, pra dar forma a uma cabeça.



5 – Proporção da Face



A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.








Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.


Depois faça a divisão igual para desenhar olhos, nariz e boca.
Observe que: 

Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.

As linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para frente)



6 – Como desenhar os olhos



Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem se esquecidos.
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:
Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe à íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.
O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais ( o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro















Você tem que ser  paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 3B, 4B e 6B.








Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esse desenho, por exemplo, foram usado para esboço HB, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 4B  E 6B na parte superior da iris, pupila e cílios. 





7– Mostrando como fazer um olho realista 


        



8– Dica  para desenhar um olho igual ao outro


















       

9– Como desenhar o nariz





Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples, o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.
O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
Os traços no desenho de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.







Quanto mais detalhes de sombreamento você adicionar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabisco serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.



10– Como desenhar  boca






Comece o desenho uma linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.





Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.



Esboço de boca sorrindo





Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.
    
      
10– Como desenhar orelha








Com domínio da luz e sombra e usando a técnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.

Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artistas não gostam de desenhá-las, escondendo com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas características: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano).



Dicas:
Nunca use desenhos de orelhas para treinar, use fotos, desenhe a orelha de fotografias, é só você procurar na internet que você poderá encontrar muitas fotografias de orelhas.
A proporção da orelha é a mesma do nariz ( nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a sobrancelha e a ponta do nariz.

Bom amigos, espero que tenham gostado desse meu tutorial. Se você gostou ou tem dúvidas é só deixar seu comentário ou pergunta ok?

Tenham todos uma boa aula!

Maurício Fortunato Araújo


Comentários

  1. olá meu amigo,,meus parabéns pela sua competência e maravilhoso trabalho,,,felicidades...obgd

    ResponderExcluir
  2. parabéns... desenhar é só pra quem tem talento ou existem cursos ? se sim, qualquer pessoa pode aprender com dedicação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      É preciso sim ter talento, e isso poucas pessoas tem. Saber desenhar todos mundo sabe, é só pegar um lápis e uma borracha e desenhar. O difícil é você chegar a um objetivo que é desenhar bem. Um curso pode auxiliar a você a se aperfeiçoar a sua habilidade, porem, se não tiver um objetivo e talento fica quase impossível isso acontecer. Qual quer pessoas pode aprender com dedicação, só é necessário ter paciência, foco e principalmente talento.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Nossa Mauricio Amei seus desenhos ,eu amo desenhar mais não consigo deixar eles tão reais assim pode me dizer cois os materias nessesarios ´para deixar eles assim?
      Eu ficaria gratá mesmo meus parabens!!

      Excluir
  3. Po cara voce é de mais tem uma abilidade incrivel eu gostaria que voce entraçe no meu face pra me ajudar com os meus desenho cara medar umas dicas se nao for pedir de mais gui.gl20@gmail.com me ajuda la valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '-' cara com a qualificação que ele tem ele não vai te add em face ou outra rede social , é melhor vc perguntar por aqui mesmo '-'

      Excluir
    2. Claro que eu respondo sim. O que falta é tempo para analisar desenhos de outras pessoas. Por isso disponibilizei esse blog para tirar as duvidas de quem está começando agora.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    3. amo desenhar queria que vc postasse dicas para iniciantes seus desenhos são minha inspiração. vc e ótimo.

      Excluir
  4. oie me chamo simone e amoooo desenhar parabéns muito talentoso vc mauricio bjs

    ResponderExcluir
  5. Maurício.. Primeiro PARABÉNS pelos seus desenhos.. Sou muito Fã do q voce faz.. E queria saber por onde voce começa o sombreamento? E se vc tem alguma dica pra deixar o sombreamento mais real?.. Obrigado.. Que Deus te Abençoe E PARABENS.. Abraço.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe. Eu fico super grato com seu elogio.

      Você deve entende mais sombreamento e iluminação no menu Técnica Realista/Luz e sombra. Talvez possa te ajudar muito!

      Assista esse meu vídeo tutorial também, talvez possa te ajudar.

      http://www.youtube.com/watch?v=UuADRM-xTX0


      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. nossa Amei os seus desenho e dicas vc pode me ajudar presciso de uma lista de materias que posso usar para deixar os meus mais realistas
    "me ajuda por favor
    serei muitu grata"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogios.

      Você pode encontrar os materiais que eu utilizado, no menu Materiais P/Desenhos aqui no blog. ^^

      Excluir
  7. Tenho só 13 anos, e as pessoas me pedem para desenha-las, mas, n sai, espero um dia desenhar assim !! Muito bom o seu trabalho !! Bom, n, maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não desistir e fazer o que se tem maior paixão.

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  8. Dá até gosto de ver os seus trabalhos são inspiradores, o realismo chega a ser chocante. Eu tb faço arte...shaushua. Eis aqui o meu blog: www.ceciliaviana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato com seu elogio Cecília.

      Fiquei impressionado com seu trabalho, Você é super talentosa e tem uma técnica artística muito unica. Muito sucesso para você!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  9. olá Maurício meu nome é Leandro sou seu grande fã tenho só 13 anos e quero que avalie uns dos meus primeiros desenhos.OBRIGADO
    1-https://m.ak.fbcdn.net/sphotos-f.ak/hphotos-ak-ash3/q83/s720x720/531861_386748618113703_1216209467_n.jpg
    2-https://m.ak.fbcdn.net/sphotos-c.ak/hphotos-ak-frc1/q85/s720x720/999099_386748758113689_1937565024_n.jpg
    3-https://m.ak.fbcdn.net/sphotos-d.ak/hphotos-ak-ash3/q80/s720x720/1098309_389716001150298_228311126_n.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fiquei super grato com seu elogio e por admirar minhas artes realistas. Eu não consegui ver seu desenhos ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Seus desenhos estão muito bons manolo!

      Excluir
  10. ola...mauricio, parabéns pelo trabalho muito bom msm, desenho também mais com essa peformace ai to um bouco longe... DEUS te abençoe, olha toda boa dadiva vem de DEUS vem dos céus do trono de DEUS... SEJE GRATO A DEUS PELO SEU DON, DIRECIONE HONRAS E GRATIDAO A ELE. sucesso ai nos negócios. amem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio e apoio. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  11. PARABÉNS... sou muito seu fã...tbem desenho mais não tão parecido quanto vc... pARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato com o elogio e com a sua admiração com meus trabalhos. Seja muito bem vindo ao meu blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  12. Meu filho que perfeição! 40 min olhando cada imagem (risos). Mais uma fã, parabéns. "Inveja branca" fiz minha primeira prova de desenho esses dias e chorei por não conseguir, bem que podia me passar alguns segredinhos. Boquiaberta aqui ainda, que Deus te ilumine sempre Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laiane. Fico super grato com seu elogio e com sua admiração com meus desenhos. Seja muito bem vinda ao meu blog.

      Não existe segredos para desenhos, pois qual quer pessoa pode desenhar, desde que, o mesmo saiba reconhecer se tem ou não tem talento para desenhos. O importante é praticar e exercitar, isso fará com que o tempo tragará maior resultado e habilidade com desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  13. Mauricio, adoro desenhar mas, quero ser tão bom quanto vc, por favor me ajuda, obrigado, e seus desenhos sao espetaculares, sao maravilhas aos olhos humanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato com seu elogio e com sua admiração. Bom fica a disposição o meu blog, tem muitas dicas que podem te ajudar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  14. O TALENTO E PARA POUCOS...
    E VOCE ESTA ENTRE ELES. PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Fico muito feliz com seu elogio^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  15. Olá,Parabéns você desenha perfeitamente perfeito,eu também desenho mas...não muito bem tenho muita dificuldade em fazer os detalhes...me passa seu e-mail ou Facebook pra você poder me dar dicas...Até mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna. Fico muito grato com seu elogio,^^

      Bom, eu já disponibilizei esse blog exatamente para poder ajudar pessoas como você que tem interesse em aprender um pouco mais sobre o desenho realista. Não tenho tempo o suficiente para ajudar todos que me solicita por esse motivo criei esse blog. Qual quer dúvida é só você deixar aqui no blog, e com certeza assim que possível irei responder, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  16. Você, realmente, é muito talentoso. Quisera eu ter tal habilidade. Adoro pintar, faço pinturas em tecido, mas apenas com riscos no carbono. ... Sou apaixonada por desenhos naturalistas principalmente de olhos e mãos. Seu talento é benção de Deus. Perfeição resultado de sua dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo. Fico super feliz com sua admiração com minhas artes. Seja muito bem vinda ao meu blog. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. quais são os materiais necessários para fazer um desenho realista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vai até o menu Materiais Desenhos que você vai encontrar a lista completa.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. parabéns encontrei o melhor desenhista do mundo!

    meu irmão queria ter uma oportunidade de conhecer vc !

    vou começar a desenhar agora! eu amo desenhar ! parabens mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sensacional! assina: Jadson Rodrigo! parabéns! é um talento maravilhoso!

      Excluir
    2. Obrigado. Fico super grato com cada elogio e pela admiração com meus desenhos. Sejam bem vindo ao meu blog.^^

      Excluir
  19. Eu sou apaixonada por desenho, e como to começando agora, esse blog foi perfeito para mim. Não há nada melhor que um lápis, que transferir pro papel tudo o que sentimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio.^^


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  20. Minha maior dificuldades sao os olhos e bocas ... obrigada por me ajudar .. vc é muito talentoso bjo Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado.

      Bem vindo ao meu blog. ^^


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  21. Gostei muito da explicação... Mais eu não sei desenhar nada! Bem... ao menos um círculo e o cabelo(nem sei direito)... queria saber como desenhar: olhos, bocas, narizes e orelhas... cabelos e etc. Esta explicação ajudou muita gente, mais eu não entendi NADA! completamente NADA... não entendi... não sei desenhar, e as vezes me culpo, e não tenho força de vontade... acho que nunca vou conseguir e nem tento... acho que vai ser impossível eu aprender a desenhar... como vc.. então queria saber como vc conseguiu, e se foi por um curso grátis me dá o link! ook? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado dos meus tutoriais.

      O importante é você se dedicar mais e mais, e com o tempo você verá grandes resultados. Eu não foi formado, a não ser pela vida. Nunca fiz cursos, sou apenas um autodidata consagrado. Isso só aconteceu pela minha determinação e paixão pelo que eu faço.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  22. Parabéns Maurício, seu talento é impressionante! Eu também desenho mais não tão bem quanto você né, rsrs! Só queria te perguntar uma coisa... por exemplo na questão do sombreamento, ainda não dominei 100%, mais se eu praticar todo dia, será que conseguirei sombrear tão bem quanto você?? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fico muito feliz com seu elogio!


      Com relação ao sombreamento, você só vai saber de praticar e exercitar sempre. O importante é você seguir aqui no meu blog os tutoriais, isso vai te ajudar muito a desenvolver mais essa habilidade artística. Boa sorte!


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  23. Oi Maurivio, primeiramente, parabéns, sou uma eterna amante de desenho, os seus são perfeitos... Gostaria de tirar uma duvida, eu gosto de desenhar rostos, mas fiquei um tempo parada e de jeito nenhum estou consegindo desenhar um sorriso masculino, vc tem alguma dica para me dar? Agradeço desde ja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly.

      A dica é você começar a treinar fazer esboços de boca. Isso você pode encontrar aqui nesse tutorial sobre Faces. O importante é você pegar uma fotografia de um homem e tentar transmitir para o papel com sua observação a boca dele. Você precisa treinar sua observação e se for preciso, é necessário copiar várias vezes com o grafite a imagem da boca na fotografia. Essa é a dica. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  24. BOM DIA !!!MAURICIO ,SOU PROFESSORA DE ARTES, QUERO PARABENIZAR VC PELO TEU TALENTO ,VOU USAR SEUS TUTORIAIS NAS MINHAS AULAS, PARA ENSINAR MEUS ALUNOS CONFESSO QUE DESENHO TAMBÉM, MAS SUAS DICAS SÃO EXCELNETES FICARÁ FACIL PASSAR A ELES O QUE QUERO SOBRE AS ARTES . E COMO SABEMOS A ARTE É UM DOM EU GOSTO MUITO DESTE DOM FAÇO VARIOS TIPOS DE DESENHOS PRINCIPALMENTE INDIOS QUANDO PODER VOU POSTAR UM NO MEU BLOG E TE ENVIAR UM ABRAÇO CONTINUE ASSIM ,SE PUDER VAI A PORTUGUAL LÁ ELES VÃO VALORIZAR MUITO SEU TALENTO ...UM ABRAÇO ...LUCIANA VITAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciana. Fico super feliz com seus elogios e admiração com minhas artes.

      Seja muito bem vinda ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  25. parabens adorei seu trabalho...kero aprender a deenhar pq das aulas de artes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Seja muito bem vindo(a) ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  26. oi, eu seu um jovem de 16 anos com um gosto enorme pelo desenho, quando vi este seu tutorial adorei, explica muito bem como fazer as coisas.
    Adoro o seu trabalho, e espero que continue assim por muito tempo, felicidades, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico contente que você tenha gostado.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  27. VOCE DESENHA MUITO BEM RAPAIS VOCE FAIS SUCESSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato com seu elogio!

      bem vindo ao meu blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  28. EU FACO CURSO MAIS NUCAR VIR SEUS DESENHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora você viu.

      Seja muito bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  29. Olá , meu nome é Diovana , e estou muito impressionada com o seu grande talendo , sempre gostei de desenhar , mas depois que visitei seu blog me deu mais vontade ainda de desenhar , agora venho sempre pra ver suas dicas , meus desenhos estão cada vez vez melhor , espero que um dia eu fique talentosa igual voce , obrigada e parabens :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diovana!

      Fico muito feliz que meu blog vem ajudando a você se dedicar mais a arte.

      Seja muito bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  30. Gostei demais. Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Fico grato com seu elogio. Bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  31. Cara vc manja demais eu tmb desenho mas não consigo fazer ficar perfeito na hora do esboço, eu até manjo de luz e sombra mais sai tudo torto no final, já treinei muito mas não consigo fazer ficar parecido como a foto, como o seu, vejo que muitos desenhistas não mostram a parte do rascunho, pq? qual o seu método de esboço? e oque que vc me aconselha p/ melhorar, desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão. Fico super grato com seu elogio!

      Muitos artistas não mostram seus métodos de esboços amigão, por que isso é muito particular e vem de milênios de anos atras. É como se fosse um segredo, e quando esse segredo se manter em sigilo, mais conhecido fica o artista, entende? - Por isso pe importante você praticar e descobrir a sua própria técnica para atingir grandes resultados em seus desenhos.

      Espero que meus tutoriais, o ajudam!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  32. Nossa mano, você manja hein, uma obra mais perfeita que a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão. Fico grato com seu elogio.!

      Seja muito bem vindo ao meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  33. usar o lápis branco é mais preciso do que a própria borracha?e tbm gostaria de saber mais sobre sombreamento, como aquele lance de porcentagem de sombra e qual a maneira correta de se sombrear, regras etc.. valew um abraço e vc manda muuito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico grato com seu elogio!

      Nõa indico usar lápis branco se o desenho é feito em grafite. Com relação ao sombreamento, você deve estudar a fotografia antes de você iniciar o desenho. Você também deve treinar a sua observação. É necessário entender que, quanto mais você forçar o grafite, mas sombra você terá, e quanto menos você forçar o grafite, menos sombra você terá. O importante é você treinar bastante, assim com o tempo você verá grandes resultados. ^^

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  34. Ahhhhhh!!!!! Amei seu trabalho! É realmente realista... Você é demais!!!
    As pessoas falam que desenho bem mas, não chego nem perto de você! Cara, demais!
    Nossa! Muito Lindo!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laryssa!

      Fico super feliz com seu elogio e admiração com minha arte.

      É só você se dedicar e com o tempo você verá grandes resultados!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  35. VC DESENHA MUITO . EU DESENHO MANGA MAIS OS SEUS DESENHOS SÃO MILLL VEZES MAIS LEGAIS CARA TA DE PARABÉNS. REALMENTE É MUITO REALISTA PARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Fico super feliz com seu elogio.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  36. poxa véi, eu tenho uma paixão por desenhos realistas, todo mundo diz que eu desenho bem mais o que sei é só fazer a cópia de um desenho mais nao um assim. gostaria de aprender a desenhar rostos das pessoas desse jeitinho aí. poxa cê desenha muito bem! Vou mim esfoçar bastante pra um dia conseguir o q kero aprender a desenhar perfeitamente, amo muito desenhar sou bastante paciente, tá de parabéns cara. vc manda muito bem nisso seus desenhos são shows!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Fico super feliz por você admirar minhas artes realistas. É importante que você se dedique e com o tempo você verá grandes resultados!

      Excluir
  37. Aqui, meu amigo, ótimo curso. Mas aprende a usar régua, por favor.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Nunca indico meu alunos a usarem réguas,por que isso com o tempo acaba virando uma pratica onde sempre será necessário essa necessidade, então não é isso que eu quero que aconteça com eles. Eu indico a treinarem a sua observação, pois para ser um desenhista de sucesso, você precisa ser um grande OBSERVADOR.

      Se você sente falta meu amigo (a), de usar régua em suas artes, talvez aqui não seja o melhor blog para você se aperfeiçoar.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  38. Parabéns pelo seu trabalho! !! Eu sou uma menina que adora desenhar divas femininas. Aprendi muito nesse post e melhorei minhas habilidades.
    Minha sugestão: faz um tutorial ou post sobre cabelos realistas. Por favorr. Obrigada por ler. Fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!

      Fico super grato com seu elogio Linda!

      Bom, realmente está faltado em meu blog, tutoriais sobre cabelos masculinos e femininos, e isso acontece exatamente por que estou finalizando um projeto, onde até o inicio do ano 2015 eu estarei disponibilizando aulas em DVD. Será um DVD incrível e com muitos detalhes, e vai com certeza te ajudar muito mesmo a ter bons resultados em seus próximos desenhos, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  39. E ai beleza!
    Qual é o lápis mais grosso que você usa para escurecer o desenho?
    É pastel seco ou carvão?
    o branco é esfuminho e algodão mas o lápis que parece uma lapiseira com grafite bem grosso o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A lista completa de materiais que eu utilizo e para que cada um serve, você pode encontrar nesse lin: http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com.br/p/desenhos-p.html

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  40. oi mauricio td bm,eu me chamo larissa emanuelle,e so tenho 14 anos,amei os seus desenhos,vc desenha muito bmmauricio eu queria saber uma coisinha,como faço para desenhar como vc,eu tento e nao consigo,mas so que eu nao tenho os materiais sertos ,e eu queria saber quais sao os materiais sertor?,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Larisa,

      O meu blog é exatamente para você tirar suas dúvidas. É importante que você leia os tutoriais e que também você exercite cada item. Os materiais você pode encontrar a lista também no meu blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  41. oi,tenho um canal sobre desenho tbm...se escreve aí..ta aí uns de meus videos

    Desenhando caras maus

    ResponderExcluir
  42. olá lindo trabalho... eu também desenho, não tao bem quanto vc, mas adoraria dicas para aperfeiçoar meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dicas você pode encontrar no meu blog. É importante que você leia e faça os exercícios e assim com o tempo você verá grandes resultados.

      Excluir
  43. lindo trabalho... eu também faço desenhos, mas nao sao tao lindos quanto os seus, que dicas vc pode me dar para aperfeiçoar meu trabalho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não conheço o seu trabalho, então dar dicas para algo que não vi, fica um pouco difícil. É importante você estudar os tutoriais no meu blog e colocar em exercícios e com o tempo você verá grandes resultados. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  44. Oi Maurício,
    Sempre que possível eu estou acompanhando seu blog, vendo as suas videoaulas e dicas, admiro muito o seu talento. Agora que estou com 14 anos eu comecei a fazer desenhos realistas e até estou ganhando um dinheirinho com isso haha, mas sempre que entrego o desenho, por mais que o cliente fique feliz, eu sempre tenho a impressão que eu poderia fazer melhor, que tem um defeitinho aqui ou ali que podia ser corrigido, ou que não esta tão realista, tenho vontade de fazer aqueles desenhos que parecem que vão sair da folha, sei que para isso necessita mais do que vontade, tem que ter muita dedicação e esforço. O que você me aconselharia?
    Espero um dia conseguir desenhar ao mesmo nível que você, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Thais,

      O meu concelho é você continuar praticando e não perder o foco. Com o tempo você vera grandes resultados. Nada é de imediato, é você só você se dedicar que você pode ter certeza que você ganhar mais habilidade para fazer incríveis desenhos.

      Continue lento os tutoriais e busque aprender mais, ok?

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  45. Olá Maurício
    fiquei mais do que admirada com seu trabalho; não só eu, como também todos que eu mostrei seu blog. Gosto muito de desenhar, mas em nenhuma das minhas tentativas de desenhar rostos humanos tiveram sucesso; com este tutorial que você montou aqui, eu consegui! espero um dia conseguir chegar no mesmo nível que você.
    Deus abençoe cada vez mais sua vida.

    ResponderExcluir
  46. Nossa Vc é muiiiiito talentoso to aqui em casa de boca aberta até agora ! Mais eu tenho um certo problema com os olhos como eu posso começar a fazer de um jeito mais facil ??

    ResponderExcluir
  47. ei cara meus parabéns de agora eu sou seu fan numero 1 um dia eu vou ser que nem vc

    ResponderExcluir
  48. me fala uma dica de como desenhar um rosto definido realista :)

    ResponderExcluir
  49. Mauricio como se faz a iris do olho bem detalhada? foi utilizado lapiseira? para eu fazer a iris eu preciso utilizar o esfuminho? eu preciso ter uma canetinha para fazer o bolinha preta do olho? que materiais foram utilizados?

    ResponderExcluir
  50. Mauricio gostaria de lhe contratar para desenhar 4 rosto para mim, se quiser pegar essa incomenda me adiciona no whattsapp 6492723663. Obrigado. Aguardo! Ricardohanzyon@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Adorei as dicas Mauricio, gosto muito de desenhar.

    ResponderExcluir
  52. maravilhoso seu trabalho.vou seguir suas dicas para melhorar meus desenhos!!!

    ResponderExcluir
  53. parabéns!seu trabalho é maravilhoso,gosto de desenhar e vou pegar dicas quando for fazer boca e olho.

    ResponderExcluir
  54. Meu Deus... Caramba cara você faz coisas bizarramente incriveis! Desenho também mas como iniciei com rostos há mais ou menos um ano, nunca consegui fazer algo assim. Muito obrigada pelas dicas e tecnicas! Dá uma olhada depois quando puder em alguns dos meus desenhos no meu face ninha_g20@hotmail.com ! Vlw a ajuda!! *-*

    ResponderExcluir
  55. Desenha muito, parabéns...quero aprender com você.

    ResponderExcluir
  56. EU ADORO DESENHAR,VEJO EM TI UMA GRANDE FONTE DE INSPIRAÇÃO...

    ResponderExcluir
  57. uma pergunta ao fazer um retrato (desenho) e necessario uma regra. qual e essa regra e como desenvolve-la durante o acabamento do desenho?

    ResponderExcluir
  58. muito massa aprendi muito com suas técnicas!! nota 10000

    ResponderExcluir
  59. simplesmente perfeito o conteúdo,me ajudou muito!.

    ResponderExcluir
  60. parabéns, seu trabalho é fantástico maurício.. ja vi em outro site seus desenhos achei bem legal.. eu estou estudando a um tempo e estava com um pouco de dificuldade para desenhar olhos. mas depois desse artigo.. acho que entendi onde estava errando

    ResponderExcluir
  61. gostei bastante das dicas me ajudou bastante, eu estou fazendo um curso online que é muito bom aprendi a desenhar muito melhor, vou deixar o link do curso aqui pra quem tiver interesse link https://go.hotmart.com/V12737565X

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas