"O REALISMO DE UM DESENHO, RETRATADO EM SEUS OLHOS"

SEJAM BEM VINDOS!

Desde cedo eu fui fascinado com a realização de detalhes em meus desenhos a lápis, por isso amo recriar a vida como os vemos e conhecemos para o papel feito em grafite.

"Meus desenhos são reproduzidos com muita veracidade e autenticidade este processo que me ajudou a prestar mais atenção aos pequenos detalhes que trás o nosso físico que muitas vezes são perdidas em nossas vidas cotidianas. Estes são os momentos que eu quero capturar através de meus retratos realistas e temas inconfundíveis".


dd Eu amo traduzir a imagem que eu observo para o desenho feito a lápis e em grafite, eu tenho preferências em fazer desenhos de pessoas que trás uma grande mensagem, ou no olhar, na expressão facial, ou até mesmo com a quantidade de detalhes que a foto transmite. Durante boa parte da minha vida achei que o artista, tinha que mudar a consciência das pessoas e fazer da sua obra um instrumento dessa mudança. Hoje acho que, antes de fazer arte com esta ou aquela finalidade, você tem que fazer arte de fato, e mostrar que nem tudo começou por um acaso, e que no passado houve sim um grande significado.

Vocês podem encontrar em meu site minhas galerias de desenhos feito em grafite e também Pinturas Digitais onde hoje se tornou umas das minhas maiores dedicações. Também é possível encontrar meus vídeos onde mostro o passo a passo de como cada reprodução minha é realizada, você também pode localizar minha biografia onde falo um pouco da minha vida desde quando iniciei com desenhos até os dias de hoje. Noticias também estão disponíveis para que vocês amigos possam também participar das minhas conquistas diárias.

Interessado em um retrato encomendado de seu amado ou de alguém querido que você quer presentear ou animal de estimação? Por favor, envie-me os detalhes (tamanho e médias empresas), e também incluem uma foto de referência para que eu possa dar-lhe um preço específico.


Maurício Fortunato Araújo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Aprender/Pintura digital



Pintura Digital – Desenhos Realistas




Pinturas fantásticas e Foto-Realista são gêneros e estilos que, na maioria das vezes, funcionam bem em conjunto. A fantasia, também muito ligada a literaturas do mesmo gênero, é provavelmente integrante da arte desde que esta foi criada ao passo que o foto-realismo foi um termo primariamente relacionado a um movimento estado-unidense que ganha força no final da década de 60 com artistas como Richard Estes, Chuck Close e John De Andrea. Nesse período, a arte-fantástica, antes produzida somente pela ilustração e pintura, começa também a aparecer gradativamente em trabalhos fotográficos e a ganhar mais espaço.

Hoje, com a possibilidade de desenharmos em um computador, podemos fazer uma pintura digital e realista utilizando basicamente os mesmos conceitos que os pintores da década de 60 utilizavam; como queremos uma figura visualmente polida, sem muitos traços de pincel aparentes, faremos bastante uso de ferramentas que se assemelham aos aerógrafos, muito utilizados para realizar esse tipo de pintura em uma tela ou painel. Quanto à fantasia, as referências são essenciais: filmes, livros, outras pinturas, fatos do cotidiano e até sonhos podem ajudar no momento de compor uma atmosfera fantástica.

Este passo-a-passo, portanto, tem o intuito de esclarecer um pouco mais sobre como um trabalho do gênero fantasia e, ao mesmo tempo do estilo foto-realista, pode ser feito digitalmente e  discorrer um pouco mais sobre a técnica utilizada, bem como sobre brushes customizados, texturas e cores — é na realidade uma mistura de tutorial com making of. Como nem todos os detalhes estão completamente expostos aqui, assistir também ao vídeo que acompanha este texto poderá esclarecer alguma dúvida que eventualmente aparecer.


v 1 - ESBOÇO




v 2 - OLHO






            v 3 - FACE





v 4 – CORPO FÍSICO



v 5 – CABELO




Para visualizar o processo completo dessa Pintura Digital, é só acessar meu vídeo aula, onde mostro o passo-a-passo. 


4 comentários:

  1. Trabalho na SAGA (www.saga.art.br) e conheci pintura digital através dela, acho muito bacana, os detalhes, a arte é tudo perfeito. Seu trabalho é muito bom Maurício! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fico muito grato com seu elogio Julio, mesmo eu não ter tido feito cursos, acredito que consegui com minha dedicação e principalmente determinação bons resultados. Fazer Pinturas Digitais requer muita atenção e muita paciência, pode crer que isso não me falta!

      Excluir
  2. Seu trabalho é muito importante, pois muitos pensam que é só colocar a foto em um programa apertar uma tecla e pronto, quando na verdaderequer muita dedicação, paciência e tempo. Parabéns! Você é um artista digital!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Milly, fico grato com seu elogio.

      Pode ter certeza que não é uma tarefa fácil mexer com Desenho Digital, é um trabalho que exige muita paciência e dedicação. Somente dessa forma conseguimos grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir